Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Resultado da promoção CMS Brasil

    Marca CMS Brasil

    Segunda feira eu postei aqui uma promoção sorteando um ingresso para o CMS Brasil, organizado pelo iMasters. Agora posto aqui o vencedor da promoção:

    (mais…)

    [ 17/jun/2009 às 17:47hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 6 Comentários |

    Categorias: Eventos

    » iMasters CMS Brasil 2009

    Marca CMS Brasil

    Sim, eu sei que estou em dívida com vocês aqui no blog, nem precisam avisar isso. Semana que vem sai um post explicando isso tudo, aguarde.

    Mas antes disso, estou aqui para publicar sobre mais um evento do iMasters e sobre um assunto que está, digamos, na moda hoje em dia. Os famosos e muito, nem sempre bem, utilizados CMS.

    Com vocês, WordPress, Joomla e Drupal

    Marcas do WP, Joomla e Drupal

    O iMasters está organizando o CMS Brasil, evento que falará sobre as principais ferramentas do gênero: WordPress, Joomla e Drupal.

    O carro chefe do evento será a participação de três nomes internacionais no palco principal e que será apresentado pelo meu nobre camarada Paulino Michelazzo:

    WordPress: Matt Mullenweg

    Só o cara que criou o WordPress, um nome bem forte para o evento e creio que seja uma das melhores palestras. Espero que sim, vamos ver. E também espero que as perguntas finais sejam dignas para um cara do nível de conhecimento dele.

    Joomla: Anthony Ferrara

    Ele é líder do Joomla! Core e do Bug Squad, logo, pouca merda ele não é mesmo. Vem ajudando bastante o Joomla com melhorias, aprimoramentos do sistema e extensões.

    Drupal: Addison Berry

    Há 3 anos dentro do Drupal, a única mulher palestrante é líder do time de documentação, com isso, tem bastante conteúdo pra passar pra galera. Ela falará principalmente da nova versão, de número 7, do Drupal e seu congelamento programado pra setembro desse ano.

    E não é só isso…

    Bom, legal falar sobre os palestrantes, mas estou aqui é pra falar da outra parte do evento: as Oficinas. Além das palestras normais com os modafocas dos CMS, teremos oficinas com grandes nomes nacionais, onde mostrarão boas práticas, dicas de desenvolvimento, entre outras coisas dentro dos CMS’s citados.

    E, além disso, essa parte do evento será apresentada pelo modafoca que vos fala. Sim, sim, eu mesmo. Fiquei surpreso com o convite, achei que o Baeta estava maluco, mas tudo bem, agora eu tocarei o terror naquilo lá, me aguardem :)

    Manero hein Dulça

    Né não? Grande momento. Serei como um mestre de cerimônia, só que totalmente informal, na brincadeira, estimulando vocês, participantes, a interagirem com os palestrantes. Vamos ver no que vai dar :)

    Quando e onde?

    Nesse sábado agora, dia 20 de junho. Começa oficialmente às 9h e vai até às 18h10 e será no hotel Novotel Jaraguá, que fica na Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo – SP.

    Sorteio de ingresso

    E como eu sou um cara camarada, vou sortear uma entrada para um dos meus leitores, olha que bacanudo, não é verdade?

    Fiz um sorteio ainda pouco pra galera que me segue no twitter e agora vou realizar mais um sorteio aqui no blog. Se você não ganhou no twitter, pode tentar novamente por aqui ;) Basta deixar um comentário por aqui, beleza?

    Estarei divulgando o vencedor na quarta feira pela manhã, beleza? Fico por aqui então, beijo na alcatra.

    [ 15/jun/2009 às 20:23hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 10 Comentários |

    Categorias: Eventos

    » Encontro de TI e Encontro de Webdesign juntos

    É isso mesmo que você leu no título. Agora a Arteccom inovou e colocou os dois eventos simultâneos e no mesmo local. E como os eventos possuem um foco totalmente diferente, essa execução simultânea é possível.

    Como vocês já devem saber, o EWD é um evento para webdesigners, galera que gosta mais de design com foco em web. Ou seja, design.

    O ETI já possuem seu foco totalmente na galera de desenvolvimento web, nada de ficar vendo photoshop, brands, entre outros. Por isso a possibilidade de fazer os dois eventos juntos.

    Vai dar certo?

    Creio que sim. E o legal é que você pode ir nos dois quando quiser. Quer dar uma olhada no ETI? Você pode sair do EWD e partir pra lá e falar com seus camaradas de desenvolvimento, assistir as palestras e oficinas e vice versa. Bom, acabei falando merda, na verdade eles são separados e não podemos ir de um para o outro :) [UPDATE] Agora eles resolveram unificar os eventos. Quem está em um pode ir para o outro, como eu tinha falado ;) [/UPDATE]

    Quando e onde?

    Acontecerá no próximo sábado, dia 28 de março, no Centro de Convenções Sulamérica RJ. Será no mesmo local onde aconteceu o Primeiro Encontro de TI

    E a Arteccom faz 10 anos

    E não satisfeitos, a galera da Arteccom preparou uma grande novidade pros participantes dos dois eventos. Aquela mesma história de “nós fazemos aniversário e quem ganha é você”. No aniversário de 10 anos da empresa eles vão dar a entrada gratuita para o FIND – Fórum Internacional de Design e Tecnologia Digital. Portanto aproveite e compareça ao ETI ou ao EWD.

    E o FIND será no dia 15 de agosto de 2009, sábado, no Teatro Odylo Costa Filho, UERJ e espera receber em torno de 1000 pessoas.

    [ 24/mar/2009 às 15:33hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 5 Comentários |

    Categorias: Webstandards

    » Morte ao IE6 – Internet Explorer 6

    Morte ao IE6

    Quem aqui nunca teve problemas com bugs no IE6 que atire a primeira pedra.

    Não adianta, quem trabalha com web sempre teve esse problema. E enquanto nós continuarmos deixando brechas pra softwares como esses, continuaremos penando para deixar os sites crossbrowsers. É hora de mexermos nossas teclas e tentar acabar com isso.

    Mas como poderíamos fazer isso Dulça?

    O Portal que eu admiro muito, que na minha opinião é o maior e melhor do Brasil, o iMasters, lançou uma campanha fodástica para acabar com a raça dos browsers antigos que ainda sobrevivem ao mercado, entre eles, lógico, o IE 6 modafoca.

    E pra participar é fácil, extremamente fácil, pra você e eu e todo mundo canta junto. Ok, tosco demais isso, mas vamos lá, pra participar é só você visitar o hotsite que o iMasters fez e pegar o código javascript e colar no seu site. Coisa rápida e simples.

    E o tratamento é relax, ele vê se teu site é o IE6, caso seja, (noob) uma barrinha aparecerá no seu site. Inclusive eu já estou usando aqui e tudo mais. Caso você use IE6, estará vendo essa barrinha modafoca.

    Divulgação

    Essa iniciativa foi do iMasters e isso é um meme, iniciado pelo Leandro Vieira, que solicitou minha presença nessa campanha, além de outros 3 desenvolvedores fodásticos.

    E, claro, agora é minha vez de dar a dica e indicar mais quatro desenvolvedores pra colocarem isso e divulgar isso pro mundo inteiro. Rumo à morte do IE6 o/

    Eu convido o Henrique, o El Micox, o Élcio e a S1mone.

    Finalizando

    Bom, esse é o primeiro post do ano. Não prometo nada, pois sempre que faço promessas, não cumpro praticamente nada. Então vamos falar pouco, para tentar fazer muito. Lógico, aqui no blog ;)

    Aquele abraço e feliz ano novo ae cambada.

    [ 09/jan/2009 às 11:01hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 35 Comentários |

    Categorias: Pessoais

    » Globo.com lança nova versão de layout

    Marca Globo.com

    Depois de mais de um ano, a Globo.com lança um novo layout na sua home, assim como a Rede Globo. Pouca coisa mudou, principalmente se formos comparar com a versão anterior e a outra. O bafafá foi bem grande, alguns comentários, a grande maioria contra o novo layout, mas que a usabilidade e acessibilidade estavam sucesso.

    Concordo Dulcetti. A usabilidade tá legal, mas concordo que não mudou tanto.

    E também não tem como mudar muito, revolucionar toda hora, colocar um fundo preto ou algo do gênero. A grande parte da mudança se percebe na barra.

    A nova barra

    Ela ficou sem os fundos coloridos, agora só recebendo um traço superior colorido no over do mouse. E a marca também foi alterada e na minha opinião foi uma alteração totalmente acertada ;)

    E os menus também mudaram

    Agora eles não estão mais com aquele select modafoca, graças a Deus, porque eu achava aquilo feio demais. Agora são menus que abrem com um clique, fazendo um slide e mostrando seus submenus. E o menu de ferramentas ficou nesse mesmo esquema e o de utilitários acabou sendo substituído pelo menu Classificados.

    Legal Dulça, bem interessante

    Sim, sim, claro. E ainda tivemos mudanças nos destaques, boxes em geral, principalmente o + lidas e + vistos. Também nos boxes laterais, que perderam a cor cinza de fundo e ganhou uma borda, mais espaçamento e aumento nas fontes.

    Resumindo, foi um tapa visual, uma mexida praticamente no CSS, pra dar uma limpada, respirada, melhoras no layout.

    Finalizando

    Acabei entrando na equipe de Portal Padrões, que cuida da Home e da Barra da Globo.com, pediram que eu entrasse na equipe por ter participado de todo o processo dos padrões da Globo.com. Deixei a equipe de Webmedia, sempre tem um lado triste nessa história né, fazer o que :(

    Acho que ficou um resultado bem modafoca. E você? O que achou?

    [ 02/dez/2008 às 11:57hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 14 Comentários |

    Categorias: Globo.com

    » Rede Globo lança layout dentro dos Padrões

    Marca Rede Globo

    Foi lançado neste exato momento o novo layout do portal da Rede Globo. Dentro dos novos padrões Globo.com, depois do lançamento da home da Globo.com, G1, Globo Vídeos, Ego, Globo Esportes.

    Ficou legal hein Dulça

    Também achei meu nobre. Várias sacadas legais como a parte do por dentro da globo, meio no estilo do twitter, a programação, enfim, tudo mesmo ficou fodástico.

    Finalizando

    Queria parabenizar toda a equipe de Entretenimento, que cuidou desse portal, principalmente ao meu camarada Kenji Yamamoto que cuidou da parte client.

    Foi um post rápido, mas gostaria de saber a opinião de todos. Abraços e aguardem novos lançamentos.

    [ 01/dez/2008 às 23:10hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 9 Comentários |

    Categorias: Globo.com

    » Globo Vídeos agora no seu iPhone

    iPhone com a marca do Globo Vídeos

    Essa notícia já era pra eu ter publicado tem bastante tempo, mas vocês me conhecem, portanto já sabem que eu não posto nada no tempo que deveria. Mas vamos pular essa parte que é uma vergonha e vamos para o conteúdo referente ao título por favor.

    Quer dizer que agora o Globo Vídeos tem uma versão para iPhone?

    Exatamente. É com orgulho que digo isso e que foi bem gratificante participar desse projeto e principalmente com a grande equipe Webmedia, que é a responsável pela parte de vídeos dentro da Globo.com. E finalmente lançamos a versão para iPhone(m.video.globo.com).

    Então você não fez sozinho grande modafoca?

    Galera da Webmedia
    Infelizmente esses filhos da mãe não me esperaram para tirar foto comigo, mas tá valendo :)

    Lógico que não né meu nobre. Impossível fazer algo dessa gama sozinho. Eu participei nesse projeto junto com o Vitor Pellegrino, Guilherme Cirne, Caina Nunes, Leonardo Burla, Tiago Motta, Anselmo Alves, Guilherme Chapiewski, fora outros integrantes da equipe, que participaram de outras etapas que não foi a de desenvolvimento em si ou que não trabalham mais conosco.

    Foi uma equipe bem modafoca, que deu conta do recado e que não deixou nada a desejar.

    E como foi participar de um projeto mobile?

    Foi uma experiência bem diferente de todos projetos que já participei, tanto na Globo.com, quanto pessoais mesmo, já que o foco cai um bocado, não precisei me preocupar com o maldito IE, somente com o Safari.

    E eu também pude abusar do CSS 3, Webkit, transições javascript, que é algo meio que obrigatório dentro dos projetos para iPhone e tudo mais e não é possível a utilização hoje nos projetos pois poucos browsers suportam CSS 3 e Webkit totalmente. Mas isso por enquanto ;)

    E os vídeos?

    Vídeo do Globo Vídeos no iPhone

    Todos H264, qualidade excepcional, assim como a equipe Webmedia da Globo.com. Bem acima da qualidade oferecida pelo Youtube e também porque o iPhone não suporta Flash, swf, por isso não poderíamos utilizar vídeos FLV que são utilizados no Globo Vídeos. Com isso, criamos um profile só para o iPhone, que atendesse plenamente o que solicitaram.

    Ficou legal o layout hein Dulça

    Graças ao modafoca Cainã Nunes, o layout ficou excepcional. O resultado ficou fora daquele padrão de aplicativos iPhone, que na minha opinião não tem graça nenhuma. Ficou bem leve, clean e de fácil usabilidade.

    Algum problema no desenvolvimento Bruno?

    Print da Tela do Globo Vídeos no iPhone

    Sempre tem não é verdade? Um dos problemas chatos foi a parte da transição, já que não tínhamos achado nada realmente bom para elas. Um script foi iniciado, que achei pela internet. Funciona legal, mas em browsers como Firefox e tudo mais. Porém, o próprio iPhone não tem muita potência para “suportar” tanto script, com isso, a transição acabou não ficando satisfatória.

    E como vocês resolveram?

    Procuramos no App do Facebook, entre outros, mas sempre tinha algo errado. O do Facebook é legalzinho, mas o slide de voltar não volta visualmente falando. Ao invés dele voltar, indo pra direita, ele continuava sempre no mesmo sentido, pra esquerda. O que soa estranho.

    No final das contas, criamos o próprio script de transição do Globo Vídeos, onde o resultado foi totalmente satisfatório e melhor que muitos projetos iPhones que vemos por ae ;)

    Finalizando

    Bom, foi sucesso participar desse projeto, com essa equipe excepcional. Boa experiência e recomendo bastante à vocês, criarem experimentos para mobile/iPhone.

    E claro, não foi somente o Globo Vídeos que teve sua versão para iPhone, mas também todos os principais produtos da Globo como o Ego, Globo Esporte e G1. Tanto para iPhone, quanto para mobile padrão.

    Como eu disse, demorei um bom tempo para postar isso, já que tem um bom tempo que o projeto foi pro ar. E alguns modafocas da equipe postaram também:

    Aquele abraço e comentem sobre o Projeto.

    [ 25/nov/2008 às 15:52hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 10 Comentários |

    Categorias: Criações,Globo.com,Pessoais

    Próxima Página »

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com