Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Web2, web 3, etc

    Estamos vendo por ae várias coisas sober o “boom” que é a web 2.0. Artigos dizendo que é a Revolução da internet, uns mostrando as diferenças da web “antiga” com a web 2.0, vemos também que ela própria já morreu e várias outras coisas… O Alist Apart chegou a postar um artigo sobre o assunto, o chamando de Web 3.0, alertando o pessoal sobre o “boom”.

    Isso no começo acabou confundindo cabeças, desenvolvedores, até diria “viciando” as pessoas nesse termo… E com isso virou uma ótima ferramenta de se ganhar dinheiro… Revistas, Chamadas, Matérias em Portais sobre o assunto, etc… E o pessoal achando que Ajax era revolucionário, que era o lançamento do século na internet (ok, osso estar exagerando, mas é +ou- isso :D).

    E o pessoal acabou acreditando… O pior, é que muitos ainda continuam acreditando nisso… Mal sabem que o famoso ajax já existe há tempos, só que ele AGORA é que está sendo levado a serio, etc…

    Graças a Deus temos posts que dizem isso, que realmente mostram o que é REALMENTE essa tal de web 2.0. O Henrique postou um recentemente muito bom chamado de Web2.0 não significa nada. Me desculpe!, fora o do Carreira Solo que também é excelente, chamado Web 2.0. Não é que morreu ou não exista…é que teimamos em confundir forma com função.

    Focando no Ajax, que mtos dizem ser web 2.0, revolução, etc… Então poderia dizer que o JavaScript é web 2.0 né? Então poderia dizer que a Web 2.0 já existe há muito tempo também não é? Ela só foi agora digamos assim, enxutada, realmente focada e direcionada para a coisa certa (nem sempre).

    Esses trocadilhos acabam sendo apenas ferramenta de Marketing, como foi citado no post do Henrique. A web é web e pronto, nada de versões, nada disso, apenas conceitos como webstandards, microformats, xml, entre outros. Isso sim que devemos nos focar e aprender.

    Se procurarmos algo sobre web 2.0, como produzir em web 2.0, etc caíremos pra Ajax por exemplo, que é igual a javascript e xml, então porque não aprendemos logo isso? Deixem isso de lado, web 2, 3, 4, 5… Deixe esse “boom” passar…

    A web mudou e sempre irá mudar… Em breve veremos outras tecnologias e citaria o Laszlo, que tem futuro, parece ser muito bom trabalhar com isso… É capaz do pessoal chamar de web 2.0 também, 3.0 se der mole… 😀 É só nós acostumarmos com as mudanças, focando sempre na sua parte, mas sempre ficando informado. Saiba sobre usabilidade, acessibilidade, microformats, entre outros, mas se você é webdesigner, foque na criação dos layouts, se você é arquiteto java, se preocupe em aprimorar seus sistemas java… Mas logicamente, como disse, se mantendo sempre informado das tecnologias para não ficar para trás…

    Se você acha que é complicado “programar em web 2.0”, relaxe e esqueça isso… Estruture seu site nos padrões, utilize DOM, XML quando precisar, javascript, AJAX, microformats, etc… Isso já basta para “produzir na web 2.0” 😉

    Aquele abraço e aberto a discussões… Nunca temos pensamentos iguais… 😉

    [ 24/jan/2006 às 12:04hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 10 Comentários |

    Categorias: Tecnologia

    10 Comentários no Post "Web2, web 3, etc"

    Postar no Rec 6

    1. Muito interessante sua análise Bruno. O artigo do A List Apart é realmente muito bom. Esse negócio de nomenclatura é meio vago, o que importa são as ações que fazemos pra melhorar a Web como um todo.

      Abração!

    2. Concordo com Ciro, o que vale é nosso empenho em deixar a Web com mais Usabilidade e funcional para o publico que em geral não sabe muito além de navegar, o que lhe interessa a tecnologia que foi empregada no site que ele visita? O que interessa para ele é achar facilmente as informações de qualquer lugar em qualquer situação.

    3. Tem muita gente boa falando coisas interessantes a respeito da WEB 2.0. Principalmente nos Estados Unidos, Europa e Brasil.
      E também tem gente boa desenvolvendo produtos, serviços e aplicações para WEB 2.0.

      Aceitam um desafio?

      Acesse o site http://www.webviolin.com e comente se o Brasil está ou não na vanguarda mundial da WEB 2.0. (garanto que não irão se decepcionar!)

      Obs: Acesso somente com Internet Explorer (a versão para Fire fox estará disponível no segundo semenstre de 2006)

      Abr,
      Brazil 2.0

    4. Muita coisa ainda depende de ponto de vista. Ninguém sabe a verdade, porque a verdade (1 só) não existe.

    5. Ajax, Web 2, Dom, XML…

      Aprender isso, aprender aquilo, tenham certeza muitas empresas aindam vão continuar na velha forma, pois a porra das empresas tem medo de evoluir e com isso o sálario de seus profissionais também evoluirem.

      Então façam o seguinte galera, o conhecimento o poder de desenvolver estão em suas mãos, saem dessa senzala e vão trabalhar por conta propria ou fiquem mas façam algo por fora até conseguir indepedência.

      Pois o que adianta aprender essas novidades essa locura de evolulção, se reconhecimento vão ficar na conta de nossos chefes gerentes e donos de empresas.

      Vão evoluir vamos ser indepedentes.

    6. […] A nova versão do Videolog.tv, ficará toda dinâmica, ajax, web 2.0 caso alguns prefiram assim . Assim a requisição ao Banco de Dados será muito menor, sendo menor também o tráfego, sendo bom para os servidores e os clientes. […]

    7. […] É com uma grande satisfação e orgulho (e um bocado de atraso, eh verdade ), que venho avisar que a nova versão do Videolog.tv está no ar. Com uma interface totalmente nova, diferenciada, limpa, com uma arquitetura toda estudada e estruturada nos mínimos detalhes, focada no conceito web 2.0 e muitas outras vantagens. […]

    8. Interessantíssimo o artigo, serve inclusive para refletirmos! (:
      web2.0 não existe, nem a 3, nem a 4 irá existir.

      O que existe é a utilização de tecnologias de diversos modos! :]

      O jeito é não perder a pose! 😉

      Abração.
      Maurivan Luiz

    9. Thiago Ventura | 07/ago/2008 às 19:02

      Não concordo plenamente com vc, o conceito web2.0 não se trata apenas de tecnologia… o conceito pode ser tão amplo que até mesmo de comportamento poderia se discutir…

    10. Thiago Ventura | 07/ago/2008 às 19:03

      …comportamento de usuários na web…

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com