/ home / Webstandards / Backoffices precisam ser webstandards?

Backoffices precisam ser webstandards?

Estava eu aqui, produzindo, quando de repente me veio essa pergunta na cabeça... Primeiro, para os que não conhecem o termo, Backoffice é o mesmo que o sistema criado para um site, os famosos CMS's da vida. Quando você cria um site, vocês tem pelo menos duas opções de atualização de conteúdo de um site: ou você pega o html (ou qualquer arquivo de qualquer linguagem) e coloca este conteúdo, tanto texto, quanto imagens e sobe de novo via FTP. É um modo meio chato, mais trabalhoso e temos também o modo via Backoffice ou CMS, que onde o usuário fica responsável pelo conteúdo exposto no site, sem a necessidade do criador do site fazer a atualização.

Hoje, acho primordial a utilização dos padrões web na criação de um website. Site dividido por camadas estrutura / estética / funcionalidade, validado pela W3C, tanto html/xhtml quanto css para evitar erros de nomeação, entre outros, fora a rapidez, economia de tempo tanto na criação quanto mudanças e outras inúmeras vantagens que todos aqui devem saber.

Mas será que vale a pena deixar o Backoffice deste site dentro dos padrões, pelo menos a risca? Antigamente eu fazia o Back via tabela, como só o cliente vai ver, não teria problema, mas depois, com mais amadurecimento dentro dos padrões, percebi que era importante a utilização dos padrões no Backoffice.

No início, quando ainda nem utilizava o Firefox direito, eu criava os backoffices pro i.e., pois achava que todo mundo utilizava-o, ninguém iria barrá-lo (aff, como pensei nisso ¬¬), criava o backoffice somente pro i.e. e depois quando comecei a descobrir o Firefox, que via a bagunça que ficava, pensei comigo "E se meu cliente começar a utilizá-lo? To ferrado!". Exatamente isso. Mas depois, coloquei minha cabeça no lugar (ou será que foi a W3C, W3Schools, Tableless, arqHP e afins? :P), comecei a criar como padrão dentro de todos os browsers que tinha acesso.

Daí pensei comigo: "Pronto, perfeito", mas depois via que tinham alguns erros no código, entre outros via validador W3C.

Com isso, veio essa pergunta que foi lhes apresentada no título deste post: "Será que os Backoffices precisam ser webstandards?" Logicamente eu respondo para vocês, mas depois pergunto de novo: "Mas será que precisam seguir tanto a risca? Será que precisamos perder um pouco do tempo precioso nos preocupando com alguns erros dentro de uma área que somente o cliente irá ver? E que o cliente nem vai ter noção que tem erro, somente o validador mesmo?

Toco em outro ponto, sempre, sites, principalmente portais tem um público-alvo, portais então, com uma variedade imensa. Pessoas com deficiência, pouca coordenação motora, não enxergam muito bem, entre outras coisas. É muito importante investir na usabilidade e acessibilidade nesta hora para tentar agradar ao máximo de pessoas possível. Aí entro no Backoffice mais uma vez, será que vale manter uma regra de usabilidade / acessibilidade rígida para um backoffice? O número de administradores chega a três no máximo por exemplo, com toda aptidão e sem nenhuma dificuldade, aí novamente a pergunta: "Neste caso valeria a pena investir um tempo nesta parte?", ou você preferiria deixar como está e se por acaso um deles ficar cego, sofrer um acidente grave, você viria com um novo orçamento, dizendo que iria deixá-lo perfeito na acessibilidade?

Foi apenas um pensamento que pensei em dividir aqui no Blog, para se alguém quiser postar opiniões, críticas, e tudo mais, falar aqui mesmo.

Eu acho que os Backoffices tem que ser webstandards sim, mas não creio que com tanta perfeição quanto ao site mostrado ao cliente. Seu público alvo é um só algumas vezes, podendo aumentar, mas com um número muito baixo. Acessibilidade? Sim, é uma ótima, mas valeria a pena "labiar" com o cliente sobre tal assunto e tentar colocar algo a mais, pois daria um trabalho. Mas tomem cuidado no argumento, senão o cliente vai pensar que você está de urucubaca pra cima dele, pra ele ficar cego e precisar de sites totalmente acessíveis :D

Tirando as brincadeiras, termino aqui. Participe se quiser, espero que seja útil, de repente alguém já tenha pensado nisso. ;)

Aquele abraço.

Gostou? Compartilhe esse artigo ;)

Próximo post:30 Gigs liberadoPost anterior:Firefox Turbinado

Comentários