Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Guerra dos Browsers

    Tava aqui pensando, matutando… Lembrei da palestra do MMUG-RIO, que teve uma breve discussão sobre browsers, qual o melhor, etc… O Bruno Ribeiro, me perguntou qual era o melhor browser e eu respondi Firefox… Na MINHA opinião ele é melhor. Depois ele me perguntou por que era o melhor, daí, respondi pelas extensões, facilidade, feeds, segurança e logicamente chegamos no ponto crucial… Os padrões web… Começou um cutuca MS, revidavam, etc… Logicamente, nada agressivo, somente pontos de vistas de cada um…

    Ae você aí pergunta: “Tá, mas e daí?”. Bom, na minha opinião, CADA UM tem que achar o browser QUE QUISER o melhor… Não é porque eu acho o Firefox melhor, que eu tenho que induzir outras pessoas a utilizá-lo, porque ele é ótimo na renderização webstandards… O que isso tem a ver para o usuário doméstico? Para seus clientes? O browser para esses usuários tem que ser o melhor para eles, pro que for mais fácil ou o motivo que for…

    Com isso, caio num outro ponto… Não é SOMENTE o browser que tem que renderizar bem, sendo o motivo pra um usuário doméstico utilizá-lo e com isso, ser mais fácil para o desenvolvedor programar, pois com isso, só teria os browsers decentes… Eu acho que deve existir o bom desenvolvedor, aquele que desenvolve corretamente para todos os browsers , com um código semântico, o mais limpo possível, etc… É um pouco variável esse assunto, mas não acho que devemos induzir os nossos clientes e usuários domésticos a utilizarem o Firefox ou o Opera, mas sim, induzir os desenvolvedores a melhorarem cada vez mais seus trabalhos, aprimorar seus conhecimentos e pararem de induzir, reclamar, etc…

    Lógico que todo desenvolvedor webstandards que se preza já xingou bastante o i.e. Eu já fiz isso várias vezes. Mas o que podemos fazer não é verdade? A MS acabou acostumando mal à todos, agora que estamos vendo isso e ESCOLHENDO o que é melhor para nós e não somente se acostumar e acomodar com o browser que já vem instalado no S.O.

    Foi apenas um ponto de vista… O i.e. é bom? Pra mim não, tem muito pontos negativos, mas ele existe e é grande maioria. Devemos induzir os outros a utilizarem o Firefox, Opera? Não sei, podemos mostrar os nossos pontos de vistas para os outros, mostrar que ele é fraco, mas logicamente com pontos que o usuário entenda, aceite…

    Firefox na cabeça, mas antes disso tudo, temos que deseja o melhor… Se amanhã o i.e. 7 for muito melhor e provar isso, acaba mudando as opiniões… Mas principalmente, as opiniões dos desenvolvedores, que hoje SOMOS NÓS que ditamos os erros e falhas desses browsers

    E logicamente teremos os VICIADOS, os AMANTES de cada browser, assim como amantes do Mac… Que mesmo que ele seja melhor, não irão trocá-los… Mas isso é um caso a parte… 😉

    Bom, é isso… Apenas minha opinião… Aquele abraço.

    [ 23/fev/2006 às 15:47hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 13 Comentários |

    Categorias: Tecnologia,Webstandards

    13 Comentários no Post "Guerra dos Browsers"

    Postar no Rec 6

    1. Bruno, outro dia estávamos fazendo um exercício de gerenciamento de projetos e a pergunta era: como você lidaria com uma mudança de escopo no meio de um projeto. O exemplo que o professor deu: no meio do projeto, o cliente pede que o site seja acessível também por celulares.

      As pessoas começaram a discutir e eu argumentei que aquilo não era uma mudança se escopo. Você desenvolve um site para a web, a maneira como o usuário vai acessar o projeto não importa, ou não deveria importar. Você projeta o site seguindo os padrões e as pessoas acessam do computador, do celular, do PDA, da cafeteira… o mesmo vale (ou deveria valer) para os browsers. Tudo no plano das idéias, claro.

    2. O problema da adoção IE7 é o modo como a MS funciona, só no tranco.

      Se eles se esforçarem (muito) e fizerem um browser bom, iremos usá-lo, porém eles não vão atualizar tão cedo se não se sentirem ameaçados novamente pelo Firefox. É muito complicada essa história.

    3. Concordo com sua opinião, achei bem moderada. Alguns novatos talves vão se escandalisar mas bola pra frente. Acho que o lance de ser o “melhor” browser é relativo ao critério de julgamento. Se considerarmos as coisas como estão, considerar o comodismo que um usuário leigo tem em não ter que “baixar” nada para ter que navegar na web, o IE atende ele perfeitamente. Se comodismo então para este usuário serve de critério para avaliar se um browser é melhor ou não, o IE ganha com certeza. Querer desprezar isso é dor de cutuvelo.

      O outro lado da moeda é o do desenvolvedor, que por causa do IE vai ter que ralar duas vezes mais pra ficar fazendo algumas correções. Ele não interepeta CSS corretamente e blá blá blá.

      Bom texto! ABraço…

    4. com certeza walmar… disse tudo… o problema eh colocar na cabeça das pessoas…

      eh felipe, c certeza, a expectativa do ie7 eh meio braba por causa da MS… Mas, vamos esperar neh…

      Valew ae Henrique, brigado pelo elogio… A parte do desenvolvedor com certeza eh a principal… agora as produtoras estao vendo q precisam mudar e com isso, NÓS desenvolvedores precisamos melhorar nosso conhecimento 😉

    5. É, o desenvolvedor tem que fazer a sua parte, e um browser seguindo os padrões ajuda. 🙂

    6. E o que eu vejo muito hoje em dia são desenvolvedores fazerem sites só pensando no IE, eles não querem saber se alguém que usa Opera, Firefox, Flock vai acessar o site com esses navegadores, aí fica aquele monte de código sujo circulando por aí!!!!

    7. Bruno Ribeiro | 04/mar/2006 às 21:30

      Você pegou bem o sentido da discussão lá, era exatamente isso que eu queria no fim, que as pessoas percebessem que não adianta você simplesmente empurrar pra todo mundo este ou aquele browser, você precisa formar opinião e isso não se faz da noite pro dia. Eu gostaria de comentar um pouco mais sobre o que você escreveu mas um simples “eu concordo” já basta, certo!?
      Tudo bem que eu particularmente prefiro o IE (estava incluvise testando o 7 beta) mas sempre dou uma navegada com o FireFox.
      Você é um cara sagaz!

    8. valew pelo sagas brunaum… uahahauahau

    9. […] Bruno Dulcetti: Guerra dos browsers […]

    10. Hoje tava testando…
      poxa, acho que o único que tá por baixo é o internet explorer mesmo…
      O Opera além de rápido tá lindinho xP
      E o Firefox é rápido, tbm é bonitinho (não mais q o Opera) e tem uns rolés que almentam a velocidade e fica melhor ainda =D

      ^.^

      Todos tem seu lado bom… depende de quem for usar =]

    11. *aumentam

      O.o se eu visse outra pessoa escrevendo ia tirar a maior onda, não sei como escrevi isso…

    12. Então, complementando o que a Carol falou… que cada um tem seu lado positivo…
      Cada um surgiu com um conceito certo? O Internet Explorer, junto com o Netscape Navigator, tentou transformar a Internet em um lugar para todos, não só para acadêmicos e cientistas – para não falar em nerds e geeks… hahaha
      O Firefox já é para um usuário acostumado com a Internet, pelo menos é isso que eu entendo pelo tanto de recursos e add-ons né??
      E o Opera pelo que eu vi tá tomando o mesmo rumo…
      O único problema é a falta de personalidade da Microsoft… só pra acompanhar o nível atual dos usuários da net, eles tão botando um monte de recursos e idiotices no IE, tentando competir com os outros, mas a base dele é outra, a proposta é outra… por isso eu defendo mais os browsers de código aberto mesmo, que não se apóiam em monopólios comerciais e são mais “fiéis às origens” que esse IE (¬¬) da MS (¬¬ ¬¬). Hoje eu vi um documentário que é fera, vale a pena mesmo pra quem curte esse assunto: http://andyzeo.com.br/2008/09/browser-war.html
      Aliás a Discovery é show, vejam isso também: http://www.discoverybrasil.com/internet/interactivo.shtml

      Abraços a todos

    13. ñ achei o que procurava, mas achei muito interessante seu site…
      vou visitar mais vezes

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com