Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Palestra Web standards

    E ae pessoal. Venho aqui para deixar algumas informações da palestra online, em que eu serei o palestrante. O tema da palestra será webstandards (como não podia deixar de ser né :D).

    A palestra será via Breeze e mostrarei algumas dicas e truques para a criação do código html e css. Abordarei Faux-collumns, entre outros truques utilizados e que geralmente a galera tem dúvida.

    Tentarei também, criar um site todo durante a palestra, algo básico, somente para ilustrar e seguir legal a parte de acessibilidade e seemântica do código.

    Abaixo seguem as infos da palestra:
    Dia 26/04/2006 às 14:30
    Tema: Web standards – Truques & Dicas
    Resumo: Uma breve apresentação de soluções para as dúvidas mais frequentes e truques para manter seu site o mais perfeito possível entre os diferentes browsers. Construção de um pequeno site, seu html e css, desde o começo, observando a semântica, clareza do código e atributos para manter uma boa acessibilidade, clareza do código e atributos para manter uma boa acessibilidade.
    Palestrante: Bruno Dulcetti, Pós-graduando em Interface, Internet e
    Multimídia – UFF
    Para participar: http://adobechats.breezecentral.com/mmugrj/

    A sala só será aberta 14:25, com a palestra sendo iniciada às 14:30. Espero com a presença de todos.

    Aquele abraço.

    [ 25/abr/2006 às 1:10hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 8 Comentários |

    Categorias: CSS,Pessoais,Tecnologia,Webstandards

    » Mudanças no IE – ActiveX

    E ae pessoal, tudo certo? Estou aqui novamente para falar de um problema que creio que alguns aqui já presenciaram.

    Não falarei de webstandards agora e sim do Flash e do problema com o i.e. Como muitos devem saber, a Microsoft perdeu uma ação judicial, ficando por isso, sem os direito de “acoplar” o Flash Player dentro do seu browser, nosso famoso internet explorer.

    A solução para a Microsoft era desenvolver um componente ActiveX com que fizesse que o player funcionasse corretamente. Mas creio que todos os usuários teria que instalar alguns componentes, etc… Não sei muito ao certo.

    A Adobe publicou um modo para fazer com que o desenvolvedor exporte o swf e funcione dentro do i.e. sem problemas. Um dos problemas é uma borda irritante ao passar o mouse em cima do swf, no browser.

    Como resolver?

    Simples, vá até o Flash Support Center Downloads page e faça o download da extensão. Veja esta imagem para saber qual baixar.

    Feito isso, descompacte o arquivo em qualquer lugar do seu disco e depois abra o Macromedia Extension Manager e escolha o Flash como aplicativo e clique em Install New Extension. Aceite o termo e depois, aparecerá a nova extensão instalada no Macromedia Extension Manager

    Mão na massa

    Agora vamos meter a mão na massa e abrir o fla no Flash 8 que você quer disponibilizar. Feito isso, Vá em File/Publish Settings.

    Na aba Formats, selecione os formatos Flash (.swf) e HTML (.html). Depois vá até a aba HTML.

    Lá terá a opção Template, que terá a opção “Flash only” marcada como padrão. Modifique esta opção para Active Content Update – HTTP ou Active Content Update – HTTPS (para ambientes seguros). Depois disso, clique em Publish.

    Terminou? Ainda não…

    Depois de exportar, você terá que selecionar o swf para que o Flash exporte um arquivo .js que fará com que o i.e. mostre corretamente o swf no browser.

    Para fazer isso, clique em Commands/Apply Active Content Update. Depois, selecione o arquivo .html correspondente ao swf exportado e depois clique em Abrir.

    Finalmente… 😀

    Pronto. Agora é só você enviar via FTP o arquivo html, swf e js para a mesma pasta que estará funcionando sem problemas. 😉

    Qualquer dúvida ou correção, é só publicar, me falar que corrijo aqui…
    Aquele abraço.

    [ 19/abr/2006 às 17:41hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 75 Comentários |

    Categorias: Flash,Tecnologia

    » Portal iMasters nos padrões

    E ae pessoal, tudo tranquilo?

    Venho aqui para falar sobre o Portal iMasters, para onde escrevo alguns artigos. Ele agora está dentro dos padrões e com novo visual na minha opinião bem melhor, mais leve, de bom gosto. Ainda não conferi o código para ver parte da semântica do código do site, mas deixarei isso para depois.

    O Portal está validado em xhtml 1.1 e no css também. Possui ainda alguns erros na validação por dentro das matérias e artigos, pois como foi criado fora dos padrões e adaptar cada artigo vai ser um árduo trabalho. 😀

    Deixo aqui meus parabéns ao Tiago Baeta, diretor do iMasters e ao André Metzen, responsável pela codificação do novo layout. Confira o novo layout.

    Aquele abraço.

    às 15:08hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 4 Comentários |

    Categorias: CSS,Tecnologia,Webstandards

    » Google Lança Google Calendar

    E ae pessoal.

    Mais uma vez, o Google lançando mais uma ferramenta, sempre lançando moda, apesar de achar que esse tipo de serviços já exista bastante por ae, mas Google é Google né ;). É o Google Calendar. Nele, é permitido aos usuários construir calendários na Internet para que determinados indivíduos ou grupos de pessoas tenham acesso a eventos colocados na lista.

    Para usá-lo não é necessário ter uma conta no Gmail como já pensava que fosse feito. Você pode, facilmente adicionar e procurar eventos nos seus calendários, bem como realizar buscas nos calendários de amigos, entre outras coisas mais.

    Os utilizadores podem ainda criar convites para enviar a qualquer pessoa com o endereço de e-mail, mandar lembranças e mensagens de texto para telemóvel. Está também disponível uma agenda para o dia, semana ou mês.

    Nos próximos meses vai ser possível sincronizar o Google Calendar com o Outlook e os telemóveis. A aplicação trabalha melhor com o Microsoft Internet Explorer 6.0 e Firefox 1.07 e os utilizadores devem ter JavaScript.

    Fonte: Sapo.pt

    Aquele abraço.

    [ 13/abr/2006 às 12:28hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 1 Comentário |

    Categorias: Tecnologia

    » Firefox ultrapassa 10% de usuários

    Falae pessoal. Passado o CSS Naked Day, estou postando aqui para falar uma grande notícia (pelo menos para mim). O Firefox atingiu a marca de 10,05% de usuários utilizadores do browser. Um estudo anterior mostrou o Firefox com 11,23% de participação, mas é a primeira vez que a NetApplications, empresa focada nestas medições.

    É uma grande notícia. Creio eu que destes, uns 90% sejam desenvolvedores ou afins, 😀 mas é assim que se começa 😉

    De acordo com o IDG Now, a Microsoft perdeu 3,89% de participação no mercado de navegadores. Apesar desse crescimento, o internet explorer ainda continua com a grande maioria, 84,7% de usuários.

    Na minha opinião, dificilmente será ultrapassado, pelo menos a prazo médio, mas, vamos incentivando como sempre, mostrando o melhor dos outros navegadores.

    Veja a tabela oficial da empresa.

    É isso ae pessoal, aquele abraço.

    [ 06/abr/2006 às 16:17hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 2 Comentários |

    Categorias: Tecnologia

    » CSS Naked Day

    E ae pessoal… Hoje, dia 5 de abril, é o CSS Naked Day (ou Dia do CSS Nú). Todo mundo nú, num braço só… 😀

    Uma belíssima idéia para mostrar a importância de um código bem estruturado e limpo, que se consiga ler sem o css, etc…

    Com CSS ou sem CSS, conseguimos entender o q q tem nesse site, o que não acontece muito com o pessoal amantes das tabelas né…

    Isso vai durar até amanhã, 12:00, depois volta o design ao normal… Quer encarar? Faça o mesmo.

    Quem jah fez:

    E tem muito mais espalhados por ae…

    Aquele abraço galera.

    [ 05/abr/2006 às 16:03hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 6 Comentários |

    Categorias: CSS,Webstandards

    » Videolog. A nova era…

    Falae pessoal.

    Não falarei novamente aquela baboseira toda, que estive longe, estou ocupado, distante tanto do blog, como fóruns, etc… To passando por alguns problemas, mas isso é comigo, ninguém está aqui para saber dos meus problemas e chorar por mim… 😀

    Deixando os problemas de lado, vou falar de uma tecnologia, que não é tão nova assim, mas em relação com outras tecnologias, pode ser até uma novidade.

    Certeza de que todos aqui já ouviram falar de fotologs, flogs, etc, que seria digamos assim, um diário fotográfico de nossas vidas. Postamos uma foto, com um breve texto, geralmente sobre a foto, as pessoas comentam, etc… Isso veio primeiro com os Blogs, como este, que em primeira instância, não foram levados muito a sério, poucos acreditavam, principalmente com o surgimento dos flogs, imagens, etc… Mas que agora é mais que uma febre, chamaria de uma tendência. Hoje temos empresas, funcionários de uma empresa, falando sobre o produto desta, temos desenvolvedores, poetas, dentre outros vários tipos de “blogueiros” pela internet. O Blog sim, seria o diário, como havia dito sobre os flogs, com textos, até mesmo fotos, seria algo mais completo digamos assim.

    “Mas onde vc está querendo chegar com isso em Bruno?”

    Ok, ok, calma, foi só uma introdução sobre uma “nova” tendência que está em constante crescimento, no mundo todo, em toda a internet. Estou falando dos Vlogs, ou Videologs. Muito interessante pensar que você pode fazer tudo aquilo que fazemos num blog e ainda poder colocar vídeos, que tem um chamativo muito maior. Convenhamos, uma imagem vale mais do que mil palavras, então quantas palavras valem um vídeo? Eu diria que incontáveis…

    O grande pioneiro nesta área é o Videolog.tv, que foi criado em julho de 2004 pela empresa PRODUZINDO SOM ARTE E TECNOLIGIA LTDA, conquistando em seu primeiro mês a incrível meta de 15.000 usuários cadastrados, sendo destaque nas principais mídias do pais como a TV Vanguarda afiliada Rede Globo, os Jornais O Globo, O Dia, Folha de São Paulo, A Tribuna, Jornal de Brasília, Revista Info, Época, Digerati, UM e diversos outros mídias como sites e blogs (inclusive este aqui agora 😀 ).

    Estou participando da produção da nova versão do Videolog.tv, fazendo a parte de interação, criação dos códigos webstandards de todas as páginas, participando em partes da criação, criando os flashes onde necessários, brincando um pouco com ajax (sou iniciante ainda 😀 ), sempre testando no i.e., Firefox e Opera (são os únicos que tenho acesso por enquanto).

    O que é o Videolog.tv?

    O Videolog.tv é a maneira mais fácil e divertida de ver, publicar e compartilhar seus vídeos na internet.

    Você pode gravar seu vídeo com filmadora, câmera fotográfica digital, webcam, palmtop ou celulares em qualquer formato de vídeo e publicar no Videolog.tv, tão fácil quanto publicar uma foto.

    No Videolog.tv, você encontra vídeos com muito mais facilidade, pois você terá possibilidade de fazer uma pesquisa apurada através de palavras relacionadas, as chamadas TAGs, ou buscar os vídeos nos diversos canais disponibilizados.

    Para quem publica vídeos no Videolog.tv, tem a seu favor a facilidade de exibir suas produções com muito mais qualidade, a possibilidade de criar vídeos-on-line através de suas fotos e músicas, criar a sua própria rede de amigos, selecionar os seus vídeos favoritos, criar o seu próprio playlist e inserir em blogs ou websites os vídeos publicados no Videolog.tv (mushup).

    Números

    Está dando bastante trabalho, mais de 5 meses de produção, cria, modifica layout, mexe css, melhora código, etc, etc, etc… Bastante variável, tudo pensando nos usuários de hoje e nos de amanhã, logicamente.

    Hoje, o Videolog.tv conta com mais de 100.000 usuários cadastrados (isso mesmo). Bastante gente utilizando, por isso que digo que não é uma coisa muito nova.

    Como vimos no Carreira Solo, temos muitas pessoas hoje utilizando os vídeos, não somente fotos. Antigamente, comprávamos celulares com câmeras para tirar fotos, agora queremos as que filmam, hoje, boa parte das câmeras digitais, filmam, entre outras coisas mais.

    “E por que não filmar e publicar meus vídeos?”

    Exatamente por isso, o Videolog.tv está no ar. Para que você publique suas aventuras, suas emoções, suas palhaçadas e por que não também publicar seus trabalhos? Animadores, desenhistas, pessoal que mexe com 3D entre várias outras coisas. Até mesmo você, desenvolvedor, que está lendo este blog aqui e deve está se perguntando “Mas eu?”. 😀 Você pode por exemplo publicar uma vídeo-aula sobre um assunto que você domina, entre outras coisas.

    Tecnologia

    A nova versão do Videolog.tv, ficará toda dinâmica, ajax, web 2.0 caso alguns prefiram assim :D. Assim a requisição ao Banco de Dados será muito menor, sendo menor também o tráfego, sendo bom para os servidores e os clientes. 😉

    O layout está totalmente modificado, diferenciado, mais clean, bonito, leve, agradável. Como se trata de um portal, é muito difícil manter um código totalmente limpo, mas estou tentando fazer isso ao máximo. Ao final, farei uma reciclagem do CSS, porque ele está um pouco grande.

    Linguagem usada é PHP, trabalhando bastante com javascript, ajax, e tudo mais. Somos também, o primeiro portal no Brasil a utilizar um conversor, desenvolvido especialmente para o Videolog.tv, que faz com que os vídeos sejam convertidos para um formato de vídeo padrão, o formato flv, e exibido através do Macromedia Flash Player 8. Com isso, todos os browsers poderão abrir sem dificuldades e com muito mais rapidez todos os vídeos.

    Resultado Final

    Este mês de abril, será lançada a nova versão do Videolog.tv. Pretendemos lançá-lo antes da segunda quinzena, estamos trabalhando duro para isso e com certeza será satisfatório para nós e os “vloguers” do Brasil, quem sabe do mundo neh. 😉

    Conclusão e Finalização

    Além de toda tecnologia, avanço, queria deixar aqui no blog, minha grande satisfação de estar fazendo parte desta equipe bastante capacitada e competente, na criação da nova versão do Videolog.tv, que com certeza virará referência neste novo formato de mídia, comunicação, expansão, visão, etc.

    Vejo a melhora desde a primeira versão que fizemos para a nova versão, que mudou várias e várias vezes até chegar no resultado de hoje. Várias mudanças no código, melhorias citadas, discutidas, código visto, revisto, entre outras coisas mais. Com certeza não será um perfeito portal, mas com certeza estaremos trabalhando bastante para que seja melhor a cada dia para os usuários do Videolog.tv.

    Está curioso? Se estiver, dê uma olhada no Release criado sobre a nova versão. Prometo também aqui colocar algumas telas da nova versão e algumas outras telas que foram substituídas, fazendo uma Retrospectiva :D.

    Aquele abraço a todos e até a próxima. 😉

    às 0:52hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 8 Comentários |

    Categorias: Criações,Tecnologia

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com