Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Atalhos e Dicas pro Desenvolvimento

    Falae pessoal.

    Aqui estou eu novamente. Mas só que desta vez não falarei de webstandards, css, flash, php e afins. Darei algumas dicas, para quem ainda naum conhece logicamente, na hora do desenvolvimento dos seus códigos, sistemas, css, html, até textos no word, entre outros.

    Na hora de digitar seus textos, vc geralmente precisa selecionar alguma parte dele, deletar uma letra ou palavra, precisa ir ao fim do documento, início, etc. Existem alguns atalhos legais, alguns conhecidos e outros não, que mostrarei aqui para vocês:

    Ir até o final do documento

    Atalho: Ctrl+End

    Vamos supor que você tenha um documento com 1000 linhas e você está na linha 20, mexendo em uma parte. De repente, vc precisa mexer na linha 995 ou 1000. alguns softwares possuem um recurso para ir até a linha que você quer, isso é ótimo. No meu caso, prefiro sempre não perder o foco no documento, tentar clicar o menos possível no mouse e em menus. Com isso, eu uso este atalho. 😉

    Ir até o início do documento

    Atalho: Ctrl+Home

    É exatamente o contrário do anterior. Estou na linha 1000 e quero ir pra primeira por exemplo. É simples, ao invés de ficar arrastando mouse na barra de rolagem, etc, é só executar o atalho.

    » Obs:

    Para fazer estes dois atalhos em linhas, é só apertar somente o End ou o Home. 😉

    Selecionar a partir de uma parte até o final do documento

    Ctrl+Shift+End

    Com este atalho vc pode selecionar, estando em qualquer parte do documento, até o seu final. Ex: você está na linha 200 e precisa selecionar desta linha, até a linha 1000, que é a última. Basta executar este atalho.

    Selecionar a partir de uma parte até o início do documento

    Ctrl+Shift+Home

    O inverso do anterior. Seleciona de uma parte, até o início do documento. Ex: você está na linha 200 e precisa selecionar desta linha, até a primeira linha. Basta executar este atalho.

    » Obs:

    Para fazer estes dois atalhos em linhas, é só vc naum apertar o Ctrl, somente o Shift+End para selecionar do ponto ao final da linha e Shift+Home para selecionar do ponto ao início da linha.

    Pular palavras

    Ctrl+Seta(← esquerda ou direita →)

    Esse atalho, serve para você não ter que ficar pressionando a tecla de seta e passando de caracter por caracter, que às vezes enxe o saco e ir pulando de palavra em palavra. Ex: Temos a frase: Bruno Dulcetti é feio.
    Tudo bem, é mentira, mas isso naum vem ao caso :D. Você estando antes da palavra “Bruno” e apertando o atalho mais a seta pra direita →, o cursor do teclado vai até o início da palavra “Dulcetti” e vice-versa, estando no início da palavra “Dulcetti” e apertando o atalho mais a seta pra esquerda ←, o cursor do teclado irá para o início da palavra “Bruno”.

    Eu acho esse um dos mais úteis.

    Selecionar e tirar seleção de palavra em palavra

    Ctrl+Shift+Seta(← esquerda ou direita →)

    Este é parecido com o anterior, mas além dele pular a palavra, ele vai selecionando as palavras que forem sendo passadas.

    Usaremo o mesmo exemplo, mas com uma mensagem verdadeiro: Bruno Dulcetti lindo.
    Você estando antes da palavra “Bruno” e apertando o atalho mais a seta pra direita →, o cursor do teclado vai até o início da palavra “Dulcetti” deixando a palavra “Bruno” selecionada. Caso a tecla direita → seja apertada novamente, o cursos irá para o início da palavra “lindo” deixando a sequência “Bruno Dulcetti ” selecionada. O mesmo acontece no inverso. Caso a sequência “Bruno Dulcetti ” esteja selecionada, ao apertar o atalho mais a seta pra esquerda ←, o cursor do teclado irá para o final da palavra “Bruno”, tirando a seleção da palavra “Dulcetti”.

    Deletando de palavra em palavra

    Ctrl+Del

    Essa foi a última desse sequência que descobri. Achei excelente a utilização deste atalho. Com ele, ao invés de vc ter que ficar pressionando a tecla “Delete” até sua palavra apagar toda ou sua frase toda, com esse atalho, ele vai deletando de palavra em palavra. Uma economia de tempo, q apesar de pouco, em um projeto longo, pode resultar numa economia de tempo razoável.

    UPDATE

    » Obs:

    Para deletar de trás pra frente, ou seja, o inverso so atalho Ctrl+Del, aperte Ctrl+BackSpace. Assim ele apaga a palavra que está antes do cursor do teclado. Essa descobri hoje. 😀

    FIM UPDATE

    Bom, são dicas bobas, mas às vezes o pessoal não sabe delas ou de algumas delas. Deixei aqui para a análise. Qualquer tecla que vocês utilizem, é só escrever, etc… Tirando tb que não citei Alt+Tab, Alt+Shift+Tab, entre outras que já são bem mais utilizadas… 😉

    Akele abraço, espero que agrade.

    [ 20/jul/2006 às 19:08hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 8 Comentários |

    Categorias: Pessoais,Tecnologia

    8 Comentários no Post "Atalhos e Dicas pro Desenvolvimento"

    Postar no Rec 6

    1. Olá Bruno. Te mandei um e-mail e estou aguardando resposta. 😉

    2. Um post que parece meio bobinho assim de primeira vista, mas ajuda pra caracas!!!

      Show de bola Bruno!!

      []’s

    3. Fala Bruno. Muito bom o seu post. Útil para todos que tem que trabalhar com muito texto e internet.

      Abs

    4. Grande Bruno;

      Cada dia aprendo mais com você!!!

    5. Por coincidencia, aprendi essas dicas não faz muito tempo não, hehehe =)

    6. Mucho bom, valeu mesmo!

    7. […] Algumas pessoas fazem desta forma, principalmente para facilitar na identificação das propriedades, separação. Mas tem um ponto importante também, que é abrir o arquivo no Notepad, e como ele é péssimo nos atalhos dos desenvolvedores, não considerando caracteres especiais, desta forma ajuda e muito. […]

    8. Fala aew Chará, cheguei aqui por intermedio de uma lista de discução que linkav os textos sobre como você escreve seus CSS’s e acabei dando um rolezinho no blog, e estou passando apenas para parabeniza-lo pelo ótimo trabalho e dizer que já assinei seu feed 😉

      Abraço

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com