Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Yahoo Brasil e Jornal O Globo lançam novo layout

    Falae cambada. Post rápido.

    Yahoo

    O yahoo internacional tinha lançado a nova versão do site, com várias funcionalidades interessantes, layout bonito, líquido, etc.

    E hoje, quando abro o site, vejo o novo layout do Yahoo Brasil. Naum sei exatamente quando foi, se foi hoje, semana passada…

    Gostei do resultado, agora o site é líquido, mas caso você queira, pode modificar para o layout antigo, estreito. Algumas características da versão internacional eu não vi na nacional, como aquela barra da direita que parece em flash, mas creio que seja ajax, no menu lateral, os links naum estaum com display: block e no internacional está e alguns outros pequenos detalhes.

    Também vi que somente no internacional tem a opção de mudar a cor do site. Ficaram devendo nessa também, mas seria mais um supérfluo… 😀

    Bom, parabéns ae a galera do Yahoo… Vemos que todos os portais de grande e médio porte estão modificando seu layout, etc (tirando o Google)… Tanto os nacionais, quanto os internacionais…

    O Globo

    O site do jornal o globo também lançou no final da semana passada um novo layout.

    Deu pra perceber que eles agoram estão preocupados com a interação do cliente, destaques para PODcasts e RSS (já estava na hora naum acham? :D)…

    Por ser um site de jornal, o conteúdo fica muito extenso, e com isso, acaba ficando um pouco confuso às vezes, meio bagunçado principalmente quando se cresce o tamanho das fontes, mas gostei do novo layout. Segue o padrão dos novos portais da Globo.com. Soh achei que na barra de menus superior, a que fica abaixo da logomarca, poderia ser feita com textos.

    Diferencial ou Problema?

    O grande diferencial foi a utilização da resolução para monitores com resolução mínima de 1024×768. Já expressei minha opinião sobre o assunto. Acho um pouco precipitado já entrar para tal layout. Jah foi discutido no Tableless sobre tal assunto, pois eles utilizam uma resolução mínima para monitores com 1024×768. Naum acho legal, mas pode ser um pouco válido, pois se trata de um blog frequentado por desenvolvedores, etc, que geralmente utilizam uma resolução igual ou superior.

    Poréeeeeeem

    Como diz o título, tudo tem seu preço. No Tableless, algumas pessoas reclamaram por naum visualizarem o site totalmente, tendo que rolar a barra horizontal. Naum acho isso legal, parece que força o usuário a comprar um monitor que aceite tal resolução.

    Assim como o site do OGlobo.com. E eu ainda acho mais grave, pois seu público alvo na grande maioria, acredito eu, seja um público um pouco mais velho. Tudo bem que uma boa parte do pessoal usa um monitor de 17″, mas NEM TODOS utilizam 1024×768.

    Dou o exemplo do meu pai, que entra nesse caso. O coroa tem 61 anos e usa a resolução de 800×600, mesmo que tenha a de 1024×768. E aí? Como que fica isso? Meu pai terá que aumentar a resolução? Forçar ainda mais a vista? Terá que rolar a barra horizontal? (aff…)

    Mas qual seria a solução Bruno?

    Pelos grandes profissionais que acredito que a Globo.com tenha, poderiam ter feito um layout líquido que redimensiona-se de acordo com a resolução do usuário. Esse, com certeza, eh o melhor jeito de se fazer isso. É um site com bastante conteúdo, portanto naum teria espaços em branco. Poderiam limitar uma largura, existem métodos para isso.

    Finalizando

    Mas no geral gostei bastante dos dois layouts. Parabéns aos profissionais envolvidos.

    Akele abraço.

    [ 15/ago/2006 às 10:02hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 7 Comentários |

    Categorias: Webstandards

    7 Comentários no Post "Yahoo Brasil e Jornal O Globo lançam novo layout"

    Postar no Rec 6

    1. Acho que o mais válido nisso tudo, é ver os grandes portais assumindo os padrões.

      A gente sabe como é complicado e quantos impecilios tem para impedir o sucesso do implantamento desta solução, mas pelo jeito estão conseguindo.

      Parabéns ao Yahoo e Globo pela iniciativa.

    2. Muito sem-vergonha aqueles 2 níveis de zoom pra texto. Não sei se faz tanta diferença assim, aqueles dois níveis (12 ou 14px) pra um deficiente visual.

      …eu continuo achando o formato portal, imitando jornal impresso uma tremenda cagada em termos de legibilidade.

    3. É muito bom ver esses “peixes” grandes mudando um pouco!!!

      Aquele abraço!

    4. Legal tua matéria. Mas, vou dar meu depoimento naquela parte que você fala do coroa.
      Pena que ele não frequenta o CSS para Web Design.
      Alí o layout vai de um mínimo de 770px até o máximo de 1000px por padrão.
      Opcionalmente, para resoluções acima de 1000px há escolha de layout elástico.
      Uma solução fácil de implementar com CSS, que atende a todos e passa ao largo da difícil decisão de servir para 800 ou 1024.

    5. exatamente maujor. o novo layout do meu blog tem isso… Eh mais trabalhoso para fazer pro i.e. pq ele naum aceita o min-width e max-width. Sempre ele.

    6. Show cara… eu acompanhei a discussão sobre o OGlobo.com no mmug-rj e do YahooInternacional por outra lista… Realmente o brazuca não usou tudo que o gringo atualizou mas como vc mesmo disse: supérfulo!!!

      Qto ao lance do layout elástico, concordo com vc. Os grandes portais de informação deveriam já usar a resolução do usuário para adequar o site. De acordo com a configuração que ele usa o site se moldaria para um melhor conforto na navegação.

    7. sera q alguem poderia me ajudar, gostaria de fzr 1 contato com alguem q esteja no USA, q seja brasileiro.

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com