Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Globo Media Center (GMC) agora é Globo Vídeos.

    E ae pessoal, tranquilo?

    Venho nesse post para mostrar mais uma mudança nas ferramentas da Globo.com, e agora dessa vez foi o Globo Media Center, que agora não é mais todo em Flash, passando todo seu conteúdo para HTML, textos e não todo em Flash como era a versão antiga. E, além disso, mudou também seu nome para Globo Vídeos.

    Eu particularmente gostei do nome, apesar que o antigo era legal, mas gostei mais do novo.

    Novidades

    Algumas já disse acima, como deixar se ser em flash e ficar em HTML. Uma mudança que não me agrada muito é a de colocar para resoluções 1024×768, mas tudo bem, eles estão meio que forçando as pessoas a mudarem de resolução e o PA era mais para 1024×768 do que 800×600.

    Achei que ficou mais limpo o design, ficou bem mais leve por ser em HTML e não mais em flash, agora tem algumas ferramentas em Ajax, por exemplo, quando clicamos em uma das opções: Hoje | Na última semana | No último mês | De todos os tempos, carrega via Ajax, assim como as opções Mais vistos | Mais recentes | Melhores.

    A parte interna dos vídeos, quando ele é mostrado tb está melhor, com as opções Banda Larga e Tamanho Normal mais fáceis de usar e mais leves.

    Participei em pouca parte do Globo Vídeos, peguei mais a parte do embed do vídeo, criei o HTML dele todo, que será o padrão para todo o site. Em todos os sites que terão vídeos, usarão esse código (que moral hein :D).

    Bola fora

    A única coisa que acho ruim do Globo Videos é não terem migrado para uma ferramenta, um codec que transforme os vídeos em flv. Ficar nessa de usar wmv e player do Windows Media Player é dose.

    Percebi alguns bugs que já passei pro pessoal responsável, para resolver tudo.

    Finalizando

    Bom, é isso, mais uma ferramenta da Globo.com no ar. É a Globo investindo em Webstandards e ferramentas mais fáceis de serem utilizadas e mais acessíveis. Em breve mais novidades.

    Akele abraço.

    [ 19/dez/2006 às 10:23hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 8 Comentários |

    Categorias: Tecnologia

    8 Comentários no Post "Globo Media Center (GMC) agora é Globo Vídeos."

    Postar no Rec 6

    1. Gostei das modificações também!

      O visual ficou mais leve e essa mudança no nome deixou-o mais “popular”.

      Estamos nessa onda de sites com vídeos, então esse acaba entrando nessa galeria… Mas, “Media Center” é algo mais abrangente, enquanto “Vídeo” torna-o somente sobre vídeos…

      Gostei da melhoria no código, preocupação com os Web Standards, até porque não é nenhum favor que estão fazendo à comunidade, mas uma melhoria no consumo de banda, indexação nos sistemas de busca, etc., etc., etc…

    2. Maravilha Bruno,

      Adorei as modificações, só não gostei de um detalhe. As abas: Mais vistos, Mais recentes, Melhores utilizam um javascript obstrutivo. Se eu tiver com ele desabilitado, não faço nada 🙁

      Poderia usar no <noscript> para informar isso ao usuário.

      Um abraço.

    3. Fala Carlos… Realmente ficou mais leve, tb achei que ficou popular mesmo…

      Entendi essa sua citação que abrange mais com o “Media Center”, mas o foco é, somente, vídeos, dentro do site temos links, abas para vídeos, etc. Hoje, o conteúdo é somente vídeos, não possuindo outras extensões, etc. 😉

      Muito bom Leandro, vou mandar esse parêntese pro pessoal… Valew ae pelo toque 😉

      Akele abraço

    4. A idéia da página inicial de Mais Vistos, Recentes, etc., é uma coisa que faltava também (a la YouTube). Mas o fato de não usar FLV, como você citou, é um problemão ainda, que pena.

      PS.: No primeiro vídeo que tentei assistir, apareceu: “Seu computador não possui os requisitos recomendados para assistir aos vídeos”. Ham?

    5. A globo.com ainda está atrás de outros sites usando o plugin do Windows Media Player para mostrar seus programas e vídeos. Um bom exemplo é o site da RPC (a globo do Paraná), eu sempre assisto os jornais do meio dia e o globo esporte regional no site (pois nunca estou em casa na hora), o link é http://tvparanaense.ondarpc.com.br/

      Abraços

    6. A Globo, dentre os grande portais, foi a primeiro a dar um passo rumo aos padrões. Não podemos esquecer que lá existem profissionais do naipe do Felipe Memoria e do Vitor Lourenço, que manda muito bem também.
      Super abraço.

    7. A Globo, dentre os grande portais, foi a primeiro a dar um passo rumo aos padrões. Não podemos esquecer que lá existem profissionais do naipe do Felipe Memoria e do Vitor Lourenço, que manda muito bem também.
      Super abraço.

    8. Mas pra ficar acessível mesmo precisa usar um padrão de vídeo mais acessível. wmv é dose!

      []’s

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com