Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Como você, Blogueiro, trata seus visitantes?

    E ae pessoal. Pouco tempo para blogar aliado com pouco saco para tal :P. É complicada essa vida de Blogueiro que depende de outros trabalhos. Meu Blog é apenas um hobby, nada prioritário. Mas um dia eu consigo dar mais atenção à ele e aos meu visitantes :D. Eu juro :P.

    Deixa de balela Brunão e vá direto ao Ponto

    Sim, claro. É que já virou quase uma obrigação eu explicar essa sumida do Blog, de tanto que eu sumo. Tenho que deixar uma explicação, por mais que vocês não acreditem né :D.

    Blá, blá, blá…

    Bom, vamos lá. Hoje estou querendo falar da galera blogueira, a Blogosfera. Do modo que tratamos os nossos leitores, que comentam, etc.

    Talvez isso poderia virar até um meme, pois no final passarei uma lista querendo saber a opinião e como eles tratam, se comunicam com seus leitores.

    Ihhhhh. To entendendo nada Bruno. Explica isso direito.

    Claro. Esses últimos dias, eu estava pensando comigo mesmo, como eu tratava meus leitores, como q eu me comportava com cada comentário feito nos meus Posts, entre outras coisas mais.

    Comecei a ficar um pouco curioso, vi alguns exemplos na Blogosfera, algumas respostas para mim quando eu fazia comentários em tal blog, etc.

    Explicando e exemplificando…

    Darei como exemplo o meu Blog e meu comportamento perante os comentários.

    Quando algum visitante comenta no meu blog, dou uma olhada no comentário e sendo útil ou algo parecido, respondo por email, seja agradecendo, explicando, comentando, enfim, respondendo ao visitante.

    Sim Bruno, mas e daí?

    Então. Cheguei no ponto que queria comentar. Eu respondo meus visitantes por email, como comentado, mas eu estava visitando um blog, que não lembro o nome, que fez o mesmo comigo. Mandei um comentário e ele respondeu o comentário via email.

    Até aí blz, mas depois fui dar uma visitada no Post dele novamente e vi que ele tinha colocado a mesma resposta como comentário no Post dele.

    Achei bem interessante, pois com a resposta somente, o visitante que comentou recebe uma resposta sobre seu comentário, o q mostra a importância, o seu interesse pelo comentário dele e à sua visita. Porém, somente o visitante que comentou recebe este aviso, e colocando a resposta via comentário, todos iriam ver o seu interesse pelo comentário e a importância que você dá aos seus visitantes e seus comentários.

    Interessante. Não tinha pensado nisso…

    Exatamente. Visitando alguns blogs, percebi que muitos respondem somente por comentários, etc. É bom pelo fato de todos verem, mas nem sempre fará com que o visitante que comentou veja o seu interesse, a não ser que ele visite seu Blog sempre ou o visitante tenha marcado pra receber um aviso quando comentarem naquele post.

    Sempre existem pontos prós e contras, isso é fato. E o ponto contra que acho para a opção de colocar a resposta por email no comentário, é que temos que tomar cuidado, pois uma resposta via email é mais pessoal, etc, enquanto via Blog é algo mais generalizado, portanto temos que revisar a resposta que colocaríamos no blog. O que seria mais um trabalho pro blogueiro, que dependendo do seu saco :D, não terá muita paciência… Mas isso varia de acordo com cada um.

    E um ponto que conta bastante para a utilização de respostas via comentário, é que estimula os outros visitantes a comentarem, dá uma movimentada maior no Post, trazendo mais tráfego, etc.

    Resumindo…

    Bom, até hoje eu respondo os meus visitantes que comento via email, mas a partir de agora responderei via email e comentário. Mas claro, nos comentários que sejam necessários.

    E gostaria de saber de vocês, blogueiros, como vocês tratam/respondem seus visitantes. Mas você não tem Blog? Liga não, comenta aqui sobre, o que você acharia melhor e dê sugestões, que é uma maneira de melhorar também esse blog né? 😛

    Convidando

    Bom, lembra que eu disse que talvez isso aqui poderia virar um meme? Então, venho aqui convidar 5 camaradas meus a contar como eles tratam/respondem seus visitantes em seus respectivos blogs.

    Enfim…

    Fico por aqui. Espero que pelo menos a galera goste do tema e pensem um pouco sobre o assunto e vocês que freqüentam meu blog critiquem, dêem sugestões, etc, sobre isso.

    Aquele abraço.

    [BBL]blogosfera, pessoais, meme, blog, blogs, blogueiros, dicas[/BBL]

    [ 07/fev/2007 às 17:13hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 27 Comentários |

    Categorias: Blogosfera,Pessoais

    27 Comentários no Post "Como você, Blogueiro, trata seus visitantes?"

    Postar no Rec 6

    1. Olá Bruno!

      Estava pensando sobre isso depois de ler provavelmente os mesmos textos que vc. Mas cheguei à conclusão que vai chegar uma hora que será inviável responder cada um por email devido à quantidade de comentários que crescem ao longo do tempo. Não é prático, demandaria mais do já escasso tempo que dedicamos aos blogs. Resolvi por fim responder apenas nos comentários. Talvez mude, vai saber, mas por enquanto acho assim melhor.

      Para resolver essa situação disponibilizei duas formas de acompanhar os comentários: receber todos os comentários de determiando post por email (é possível desassinar qdo quiser) ou assinar todos os comentários do blog via RSS.

      Falou!

    2. Olha o sumido de volta. =P

      Eu utilizo da mesma técnica que o Alexandre. Respondo diretamente nos comentários e disponibilizo a possibilidade do visitante assinar tanto o feed do próprio post como dos comentários em geral e também por e-mail. Também costumo visitar o blog/site do visitante pra dar uma olhada. Sempre aparece algo legal, hehe.

      Abraços! 🙂

    3. Bruno,

      Realmente, muitos dos blogs que eu costumo visitar mantêm o contato via os comentários, o que aumenta o número de posts e consequentemente aguça a curiosidade da galera.

      No momento, devido ao meu alto índice de visitantes (não passam de 10 diários :-p), costumo responder via e-mail e comentário, e em alguns casos, no e-mail, incluo perguntas sobre o blog, e sugestões de pauta que o visitante gostaria que fossem abordados.

      Mas concordo com o Alexandre e o Rafael, com o tempo, e o aumento das visitas isso se torna impossível.

      Gostei das idéias dos Feeds e news, já vi em vários sites mas não me animei ainda a fazer, quem sabe com o inicio da Facu eu não encontre essa necessidade.

      Abraços.

    4. Falae Alexandre. Verdade cara, esqueci desse ponto. Muito bem citado. Não falei que iria ser bom esse post, que eu iria acabar vendo algum ponto que não teria me ligado 😉

      Com certeza fica inviável resopnder um post com 50, 100 comentários. Às vezes é até um pouco impossível responder via comentário. Mas como meus ponts raramente passam de 10, 15 comentários, ainda fica viável responder das duas formas.

      É uma boa opção essa assinatura dos comentários no Post. Vou ver se coloco aqui no Blog. 😉 Essa opção da assinatura dos comentários no Blog é tb uma opção legal, apesar de odiar essa opção, pois às vezes enxe o saco, porque alguns blogs disponibilizam SOMENTE o feeds dos comentários, quando seria legal disponibilizar dos dois.

      Valew pelas dicas rapaz.

    5. Realmente Rafael, é a melhor forma mesmo, pois abre um leque pro usuário e também, como citei antes, fica improvável responder todos os comentários quando há muita movimentação, visitação, etc.

      É é sempre uma boa revisitar o Blog e o post para ver a movimentação quando não é assinado o feeds dos comentários. 😉

    6. Verdade Roberto, estimula bastante os comentários e a movimentação nos posts.

      Gostei dessa de mandar sugestões de pauta, perguntas, etc. Tentarei fazer isso. E fica aqui também a liberdade pra galera postar sugestões para novos posts. Apesar que fazem isso às vezes, mas não consigo fazer, esqueço, etc. 😀

    7. “É é sempre uma boa revisitar o Blog e o post para ver a movimentação quando não é assinado o feeds dos comentários.”

      Assinar o feed dos comentários para o post, ou por e-mail, é legal por causa disso, elimine essa “necessidade” de ter que visitar novamente e procurar se alguém respondeu. Se alguém responder, você fica sabendo automáticamente, bem mais simples. 😉

      Particularmente por e-mail eu acho mais viável, já imaginou ficar assinando feeds de posts separados? Ia ser uma bagunça só, hehe.

      Mas agora eu não sei se te respondo aqui nos comentários, ou por e-mail, hahaha. 😛

      Abraços!

    8. Fala Bruno!

      Eu costumo responder no próprio blog todos os comentários que recebo e notifico a quem eu respondi por e-mail. Acho que o mais importante é dar atenção aos leitores, independente de como respondemos aos comentários deles.

      O que não acho legal mesmo são aqueles blogs “fantasmas” que o camarada atualiza todos os dias mas não responde sequer um comentário. E os leitores ficam lá, falando sozinhos. Particularmente eu aprecio muito receber um e-mail notificando que o blogueiro respondeu ao meu comentário. Isso é bacana!

      Grande abraço!

    9. Koé rapaz…

      É, cada dia mais, os “blogueiros” tem menos tempo pra atualizar e cuidar dos comentários de suas postagens, isso é fato. Mas claro, que tem que ter resposta.

      Acho é que isso é o certo, pois se o usuário está gastando o tempo dele, pra vir aqui ler e comentar sobre sua idéia, sobre sua opinião em determinado tema, acho que o mínimo que você possa fazer, é respondê-lo. Isso mostra qualidade na pessoa que você é e o compromisso que você tem com o seu blog e com os leitores. 😀

      Aquele abraço garoto!

    10. […] Para não ser tão impreciso, e ir ao ponto, seguindo este post, atendendo ao pedido do Bruno Torres do BrPoint, vou indo hyperdiando um meme: […]

    11. Verdade Rafael. Estou vendo que terei que implementar este recurso aqui no Blog. Comentei no Blog do Bruno Alves sobre isso. Estarei providenciando isso 😉

      E realmente, assinatura de posts seria horrível, naum creio que alguém gostaria disso. Pelo menos eu não. Já não gosto de assinatura de comentários, imagina vários feeds de comentários de vários posts. Loucura 😀

      Pode responder por aqui, chega por email tb. 😀 Aliás, essa pergunta seria minha pow. 😀

      Aquele abraço.

    12. E ae André. Estou començando a fazer isso. Como eu citei, é uma amostragem de que vocês está dando valor para seus leitores e naum deixando-os “falando sozinho” como vc citou, coisa que acho totalmente ridícula.

      Apesar que cada caso é um caso. Tem posts e comentários que você nem precisa ficar respondendo, etc.

      Aquele abraço.

    13. Falae Arthur. É sempre assim, não somente nos blogs, mas na vida e em qualquer profissão. Parece que o tempo vem diminuindo constantemente. Mas como sempre falo, tem sempre um jeito de resolver 😉

      Disse tudo. É o compromisso com seus leitores e, também, com seu Blog. É o mínimo que devemos fazer.

      Aquele abraço.

      ps: foi mal ae galera, não to conseguindo responder sequencialmente cada comentário, o bixo ta pegando aqui no trabalho 😀

    14. Gostei muito do seu post Bruno. E realmente isso é uma necessidade para quem tem um blog, tratar com “carinho” seus visitantes.
      Isso é uma coisa que eu sempre prezo. E dá para perceber o retorno disso. Cada vez mais visitantes ou assinantes.

      Mas é isso ae!!

      Abraços

    15. […] O Bruno Alves foi intimado pelo Bruno Dulcetti pra participar de um meme, falando como ele costuma tratar os visitantes que comentam em seu blog. O Bruno Alves, é um dos blogueiros mais atenciosos que conheço. O cara faz mil coisas ao mesmo tempo, é difícil de falar com ele por e-mail ou IM, mas, mesmo assim, ele faz questão de reservar um tempo para responder individualmente cada comentário em seu blog. Não precisava nem dizer, afinal quem comenta no blog dele sabe disso. […]

    16. E ae Felipe. Esse “carinho” deve ser feito, e muito bem, pelos blogueiros. São os visitantes que mantém o Blog e não somente o dono do Blog.

      É bom sempre prezar cara. Como você disse, só tnede a crescer o número de comentários, assinantes, visitantes, entre outras coisas. Isso é o melhor de tudo. 😉

      Aquele Abraço.

    17. […] O Bruno Dulcetti me convidou para participar de um meme, e faz tempo que estou para responder e não tive “tempo” (sabe como é, carnaval, coisa e talz…preguiça também…) […]

    18. […] Douglas me convidou para fazer este “meme” que iniciou-se com o Bruno Dolcetti […]

    19. […] O Reverendo nos convidou a participar de mais um meme da blogosfera brasileira, dessa vez do Bruno Dulcetti, que pergunta: Como você trata seus visitantes? […]

    20. […] Fui convidado para participar dos memes “Como eu blogo” e “Como eu trato os visitantes“. Os convites vieram de algums amigos da blogosfera, como o Connected Minds, o Escrita torta em linha reta, o Escovando Bit, o Tocando.org e o Digital Drops. Então, Let’s Go ! […]

    21. […] Agradecendo ao convite do amigo Paulo para participar da Meme criada pelo Bruno Dulcetti e o competente Fábio Seixas, vou resumir aqui alguns motivos porque blogo. […]

    22. […] Bruno Dulcetti – Gravateiros – 1001 gatos de Schrödinger – Malvicioso – Hlegius Programando com Estilo – Forum PDA Brasil […]

    23. morganusvitus | 04/abr/2007 às 10:32

      The site looks great ! Thanks for all your help ( past, present and future !)

    24. […] «Recebi o convite do Bruno Alves para participar do meme iniciado pelo Bruno Dulceti, cujo tema é: Como você, Blogueiro, trata seus visitantes?. Na verdade essa mesma bola já havia sido levantada pelo Neto Cury de quem discordei quase completamente. […]

    25. […] O Bruno Dulceti, me convocou para responder a uma tag même de como respondemos aos comentários. […]

    26. […] Seguindo a meme É?Como você, Blogueiro, trata seus visitantes?É? em que fui convidado pelo Calebe Aires, que foi convidado pelo Bruno Alves que por sua vez foi iniciado pelo Bruno Dulcetti. […]

    27. Quem Pode Meu Ajudar?
      Queria colocar uma espaço para meus visitantes poderem comentar no meu blog,
      Um espaço igual a esse estaria muito bom! Envia-me um script desse,
      ficarei muito grato.

      Obrigado.

      __Kelvin Pinho__
      http://kpinho.blogspot.com
      adm.kpinho@hotmail.com

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com