Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Quando foi a primeira vez que ouviu falar de web standards?

    Seguindo o post que o Rodrigo Muniz escreveu, resolvi fazer um parecido, como se fosse um meme sobre esse assunto.

    Web standards? Mas o que é isso?

    Lembro como se fosse ontem. 😀 Na verdade, tudo começou com o termo tableless, bem marketeiro e que até hoje as pessoas continuam chamando de método. Mas tudo bem, web2.0 também né? Fazer o que né?

    Primeiro Contato com web standards (tableless não :D)…

    Lembro que foi num e-mail que minha chefa mandou pra mim, pra eu começar a estudar, porque aquilo ali, provavelmente seria o “futuro” do desenvolvimento web.

    E não é que ela estava certa? 😀 E ainda bem que eu meti a cara, estudei e hoje estou ligado no assunto.

    O link é o velho Stupid Tables, que existe em várias línguas e contém umas figuras hilárias exemplificando o texto.

    Mas para a sua alegria, esse artigos está traduzido em 21 línguas diferentes. Maneiro né? Veja a versão em português do artigo stupid tables traduzido por Sérgio Lima Jardim e Danival A. Souza.

    Eu acho completamente válido mostrar para aquele cliente chato, aquele designer que cisma que não é necessário, entre outros pentelhos existentes no mundo web. 😉

    Legal Bruno, mas tem tempo isso?

    Tem um certo tempo sim. Quando eu recebi esse link, era +ou- meio do ano de 2003, não lembro certo, talvez julho, agosto, não estou lembrado, mas foi por ae.

    Naquela época eu já trabalhava com CSS, mas ainda estrutura os sites com tabelas :D.

    Que que foi? Até parece que você, que trabalha há mais de 4, 5 anos com web nunca fez isso. 😛

    Finalizando…

    Deixando as brincadeiras, é bom relembrar o passado, os velhos métodos, que graças a Deus e a nós, desenvolvedores, viraram velhos 😀

    E que a cada dia se renove mais e mais. Microformats, Web n.0, etc, etc, etc… 😀

    Aquele abraço.

    [BBL]css, meme, microformats, tableless, web-standards, webdesign, webstandards[/BBL]

    [ 30/jun/2007 às 17:13hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 4 Comentários |

    Categorias: Webstandards

    4 Comentários no Post "Quando foi a primeira vez que ouviu falar de web standards?"

    Postar no Rec 6

    1. Pois é Bruno…

      Tive meu contato com os Web Standards mais tarde, nos primordios de 2005…
      Era aquela onda de colocar botões “Valid CSS”, “Valid XHTML” nos sites…

      Até que hoje já deu uma diminuida, mas ainda conseguimos observar por aí!

      Faço sites desde 98 e, claro, trabalhei muito com tabelas e, por causa desse bom tempo, fixei bem quais seriam as vantagens e desvantagens em relação a utilização de CSS para estilização dos sites.

      Realmente foi um marco para mim e, com certeza, temos que nos manter ‘antenados’ nas novidades, uma delas os Microformats, que possuem um futuro bastante promissor.

      Abraço!

    2. É verdade, como não citei esse detalhe Carlos. Os velhos botões de “Valid CSS” e “Valid HTML”. Já fiz sites com esses botões, era a “grande onda” do momento.

      Verdade, boa parte dos desenvolvedores perceberam que não é nada demais esses bottoms, ainda bem. Mas sempre tem alguns que ainda utilizam.

      Aquele abraço.

    3. Será que todo mundo teve um começo parecido? Eu também comecei a futricar sobre webstandards em meados de 2003, e foi pelo termo tableless que eu conheci. Nem CSS eu sabia usar direito na época, usava, mas não entendia muita coisa.

      Usei muita tabela também, comecei a brincar com sites em 2000, e deu para perceber uma boa diferença entre usar tabelas e os padrões. Pelo menos hoje em dia, é muito mais fácil para mim usar os padrões do que as benditas tabelas, para estruturar a página.

      E sim, também usei os botõezinhos lindos de “VALID XHTML/CSS” nos sites, embora ainda use de vez em quando, mas em texto. ;P

      E que venha o futuro da web.

      Abraços!

    4. Putz! Bela questã meu caro. A primeira vez q eu ouvi falar de webstandards foi nesse período aí Julho/Agosto de 2003, foi quando eu ouvi falar de tableless e resolvi fazer o curso on-line da Atípico, primeira turma (acho que Brasil) a fazer esse treco doido. Hehehe faz tempo!

      Já trabalha com CSS mas só pra formatar fontes o resto era o famoso tabelão!

      Ainda bem que você resolveu estudar pq te aturar no MSN perguntando pq funciona no FF e naum funciona no IE é dose. Hein? É gente este ser denominado Bruno Dulcetti, me petelhava querendo saber tableless kkk, e hj ele ta aí o Mestre dos Magos dos padrões.

      Sucesso “camagada” e sexta tem chopps hein!

      Tudo nosso, bjinho hahaha

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com