Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Portal Globo.com lança sua nova home

    Imagem da Nova Home da Globo.com

    É com grande prazer que venho informar à vocês, que está no ar a Nova Home da Globo.com.

    Totalmente mais leve, pensando no usuário, sem imagens desnecessárias. Agora grande parte, as mais importantes, são feitas com texto.

    Mais espaço.

    Agora a home está com o espaço relativo à resolução 1024x768px, tendo mais espaço para o conteúdo, espaço para a “informação respirar”.

    Tudo isso foi pesquisado, com testes de usabilidade com usuários, entrevistas, entre outras coisas. Eu pude acompanhar alguns testes de usabilidade, é uma experiência bem interessante. Sempre que puder veja um, vale a pena.

    Novidades

    Fora que o plantão de notícias ganha mais destaque na home, fora o espaço para as promoções, etc. O usuário também terá acesso direto à algumas rádios online da Globo, horóscopo, cotações do dólar, programação da TV Globo, entre outras coisas.

    Presente também, a nuvem de tags, com as palavras mais buscadas no Portal, com o peso equivalente para as mais buscadas e menos buscadas. força também aos Blogs da Globo, possuindo um box só para as últimas postagens dos principais blogs.

    Ganham destaque também outras ferramentas e aplicativos, como blogs de colunistas, o fotolog 8P e o Globo Vídeo Chat, além do ranking dos programas mais acessados no site Baixatudo.

    Arquitetura e Organização Visual

    A organização das informações continuam em evidência, com as informações de notícias em vermelho, entretenimento em laranja e esportes em verde, ficando claro e fácil o entendimento e identificação de cada tipo de informação.

    Tudo está com bastante espaço, para o conteúdo respirar, nenhuma informação sufocada, nada muito perto, tudo num espaço relativamente razoável e pensado milimétricamente (ou pixélicamente?).

    Agora está mais fácil de identificar o que é link e o que é texto. Praticamente tudo que for cinza, eh texto normal e o que tiver cor, é um link.

    Um destaque também para a barra superior, o famoso Topo :D. Houve uma mudança bem radical nessa área do site, que é uma das principais, pois é onde o usuário põe o olho de primeira. Em cada área específica do site, a opção ficará realçada, com uma cor mais clara e com uma altura maior, mostrando ao usuário em qual seção, onde ele está.

    Acessibilidade

    Boa parte do projeto foi pensado na acessilibidade. Testamos tudo sem suporte à imagens, sem CSS habilitado, javascript desabilitado, etc. Tudo para que o site fique mais acessível, não só para pessoas com deficiência, mais para dispositivos móveis também.

    Em breve, haverá melhorias na parte do CSS de impressão, que ainda não está 100%.

    Participação

    Implementei boa parte do HTML, somente a página de Todos os sites e alguns boxes da home que acabei não participando por ter torcido o tornozelo e ficando uma semana fora do trabalho, com isso, outro rapaz, meu camarada Kenji, acabou pegando essa parte.

    Toda parte de HTML, CSS e um pouco de Javascript, concluído, verificado, validado, refeito, refeito novamente. Foi um trabalho árduo, que durou uns dois meses para ser concluído.

    Foi criado um documento de Boas Práticas de Implementação, tanto de CSS, HTML e JS, tudo publicado no wiki interno da empresa, para todos estarem cientes de cada alteração e informação adicionada.

    Fiquei bem feliz quando soube que seria o responsável na implementação e estruturação da Nova Home.

    Finalizando

    Alguns não gostaram de cara, está mais “pobre” visualmente falando, mas não acho tanta coisa. Hoje em dia o design não é tão levado em conta. Hoje, a informação, o conteúdo, estruturação, estão em alta, fora a leveza, rapidez no carregamento, entre outras coisas.

    Mas provavelmente, com o tempo e o costume, os usuários começarão a se acostumar com a nova cara.

    Eu gostei. E você?

    Aquele abraço.

    [UPDATE]

    Vou postar aqui links que estão falando sobre o lançamento da nova home:

    E só pra constar, eu só implementei o código, não fiz o layout do Portal não ;).

    [/UPDATE]

    [BBL]1024×768, acessibilidade, bbb, bruno-dulcetti, criações, css, desafio, desenvolvimento, ferramentas, globo, globo.com, html, internet, layout, pessoais, tecnologia, usabilidade, xhtml[/BBL]

    [ 30/ago/2007 às 2:28hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 49 Comentários |

    Categorias: Criações,Pessoais,Tecnologia,Webstandards

    49 Comentários no Post "Portal Globo.com lança sua nova home"

    Postar no Rec 6

    1. Opa coincidência ou não Bruno acabei de escrever um pequeno resumo em meu blog, aí ao ler meus feeds vi sua publicação aqui e coloquei um observação a respeito.Parabéns pelo trabalho isso demostra a preocupação da globo com a interação com o usuário espero novas mudanças tambem nas páginas internas do site.
      Abraço e até mais!

    2. A Globo.com já era show de bola Dulcetti, mas agora ficou muito melhor. Mas ainda acho que tem muita informação em um só lugar, às vezes até me perco no site. 😀

      Abraços e parabéns por mais essa.

    3. Sem sombra de dúvidas um redesign show de bola. A navegação ficou mais fácil e o portal tem agora uma beleza simplista que chama a atenção. Espero que essa decisão por parte da Globo faça com que outros grandes portais enxerguem as vantagens agregadas a uma navegação mais enxuta e um portal mais rápido de ser carregado. É um belo exemplo de como os Padrões Web trazem grandes vantagens quando usados da maneira correta. Parabéns para você e o resto da equipe envolvida, Bruno!

    4. Eu gostei muito. Quando entrei até me perguntei se fui eu que tinha feito, hehehehe. Achei bem ousado esse redesign, sem medo de afastar os que gostam de firulas. Prática da simplicidade é isso aí. Estão todos de parabéns.

    5. parabéns Bruno!!
      Dá grande satisfação e orgulho saber que tem um Webstandards-masters na equipe de um dos maiores portais do Brasil.
      Fico mais feliz ainda por este cara ter sido meu professor por um tempo hehaehe.

      Como você falou só não gostei muito do visual heheh

    6. Está bem (bem não, MUITO) clean. Geralmente isso é bom 😀
      Mesmo com bastante informação, a separação entre o conteúdo é clara e fica bastante definida através das três cores (vermelho, verde e laranja).
      Gostava muito da home anterior, e desta também.

      Essa questão de “pobre” visualmente é relativa. Claro, não tem tantas firulas, mas o conjunto é bastante agradável.

      Abraços

    7. Adeus complicação, welcome simplicidade. 🙂
      Parabéns pelo ótimo trabalho, “prosti” uahauhaua

    8. Lucas Ribeiro | 30/ago/2007 às 16:00

      Olá, Bruno!
      A nova home do portal ficou ótima!
      Mas tenho um questionamento a fazer sobre a nova logomarca do portal. Apesar de ser mais simples, poderia ter de volta o globo com o anel em volta, pois é uma característica mracante da identidade da Globo.com.
      Outra coisa: e as barras de topo do portal presente nos sites que a constituem? Vão ser alteradas? Ou só mudará a logomarca?
      No mais, um belo trabalho!

      Um abraço!

    9. Quando vi o site pela primeira vez fiquei meio chocado. Com a sensação de que faltava algo, pensei “Ué, cade as imagens.. hehe”. Analisando com calma notei uma grande evolução na home do portal. Acesso fácil a muito conteúdo e muita simplicidade. Gostei!

    10. Bom, ja postei os meus comentarios no meu blog. Gostei bastante, parabéns a você e a toda equipe que participou deste ambicioso (desmistificar a importancia de imagens) projeto. Dei um update no meu post referenciando seu post, assim ficará mais interessante. abraço!

    11. Parabéns cara, até que enfim um grande portal simplifica e facilita nossa vida, é horrível procurar um conteúdo nos “grandes”, você sempre se perde no turbilhão de informações e flashs…
      Simplesmente sensacional!
      Mais uma vês, PA-R-A-B-E-N-S!

    12. Achei que ficou muito mais limpa.
      Mas senti falta de todas aquelas cores que a página da Globo.com tinha.
      Visitava o site só por causa do belo layout, pois lia as notícias em outros lugares.
      Pelo menos pra mim ficava mais claro o que pertencia a cada seção.

      Pra quem está de fora é difícil avaliar porque não temos os critérios que vocês têm pra projetar, mudar, etc, mas analisando somente a parte visual, gostava das cores, mais presentes.

    13. alex:
      Opa. Valew ae alex, brigadaum pelo link, pelos elogios, etc. Espere as novidades. 😉

      Tiago Celestino:
      E ae rapaz. Valew ae pelos elogios. Bom, em relação de que tem mta informação, não tem como fugir muito. É um portal de conteúdo, notícias. Agora tem mais espaço, respirando, agora, diminuir conteúdo, acho meio difícil.

      Daniel Anderson Tiecher:
      Verdade Daniel. A simplicidade hoje é tudo e foi a grande sacada e foco da Globo, junto com conteúdo. E valew pela força ae 😉

      Walmar Andrade:
      Valew ae rapaz. Concordo com vc, agora sem firulas, mas sem espantar, afugentar os q gostam disso.

      Micox:
      Grande Mico. uahuauahuaua… Que isso rapaz, besteira tua… Nada de master naum, somente um estudante, correndo atrás do conhecimento sempre… E pena né? Agora naum rola mais os esporros que rolava no iMasters 😀 Aquele abraço.

      Rafael Marin:
      hehehehe… Verdade Rafael, bem clean mesmo. Esse é o objetivo, ter mais clareza, pois diminuir conteúdo, como disse antes, é praticamente impossível. Mas a separação de conteúdo e organização é o que conta. Aquele abraço.

      Muniz:
      E ae garotim. hehehehe… Simplicidade é tudo. Brigadaum ae rapaz… E de carteira assinada e tudo… uahuahuhauuhaua

      Lucas Ribeiro:
      Brigadaum ae rapaz… bom, sobre a marca, também gostava daquele anel, mas fazer o que né? não sei quem fez, por qual processo e critério passou. Mas gostei também que ficou mais simples. Vão ser alteradas sim, em breve.

      Murilo Cruz::
      Todo mundo fica chocado de primeira 😀 Mas eh questão de costume e análise. E brigadaum ae.

      Diogo Dourado:
      Opa, valew ae pelo link Dourado, vou recolher informações e ver que já postou sobre e vou colocar aqui no blog também. E brigadaum ae pelos elogios

      cmilfont:
      hehehehe… Valew ae rapaz. Esse era o objetivo 😉

      Camilo:
      Podes crer Camilo. É meio engraçado, porque algumas pessoas falaram que estava meio carnaval, o que eu achei totalmente inválido, agora você falando que falta cor. É legal essa divergência, variação de opiniões. Gosto disso 😀 Mas valew ae.

      Akele abraço galera.

    14. Detestei a página da Globo, achei ridícula, para ser sincero, tá uma bosta !
      Tá feia, sem cor, sem atratativo, um monte de conteúdo aglomerado numa tela fria, sem cor e sem graça.
      Não sou designer, sou navegante, talvez para alguns designers, pode parecer moderno, mas para mim, que sou a maioria, ta parecendo uma escolha de mau gosto.
      Até a logo da Globo, conseguiram apagar …
      Conteúdo importa, mas sem um layout bonito, é meramente mais um portal !

    15. Oi Bruno blz? Olha, gostava mais da globo.com de antes. A divisão das categorias em 3 colunas e as imagens leves de fundo, foram muito bem implementadas. Sou designer grafico e web designer. E acho que a web deve ficar mais limpa sim, mas acho exagerado a forma abortada na nova globo.com, a primeira vez que acessei ontem achei que tinha bloqueado o css do meu navegador. Só depois de alguns instantes que me dei conta que houveram mudanças. Além de muito espaço em branco. A retirada da logo da globo.com então, eu não entendi. Mas essa é minha opnião, mas uma coisa que vc disse e realmente é verdade, o mais importante hj em dia é conteúdo, mas se tivermos conteúdo agregado a um bom layout, a navegação fica mais agradável. Mas parabéns cara pelos trabalhos, e espero que encare como uma critica construtiva. Abraços

    16. Olá Bruno! Gostei muito da diagramação e da forma como o conteúdo está sendo tratado. Vi alguns problemas que a equipe deixou passar.. pelo menos aqui, o zoom de fonte “menor” do ie 6 quebra o layout inteiro! E no firefox as margens da esquerda ficaram apertadas em resoluções menores que 1024 ou se e você usar uma barra lateral como a do gdesktop, que é meu caso. Mas se foi lançado há tão pouco tempo já deve estar sendo corrigido..

      Deixando a (mini)bronca de lado, gostei da busca pela simplicidade e do resultado final, também senti uma falta daquelas imagens background que agrupam conteúdo visualmente, mas não faz parte do novo conceito. Toda troca de layout tem esse desconforto inicial, é comum essa resistencia dos usuários, né? Mas passa. Abraços!

    17. Fred:
      Compreendo sua revolta. Não dá pra agradar todos. Mas valeu pelo comentário.

      Anderson Ramos:
      E ae rapaz. Bom, como eu disse né, cada um com seu gosto. eu não gostava da home anterior, achei a atual melhor, mas isso eh de cada um.

      Isso se chama tendência, muitos sites estão entrando na tendência da simplicidade, focando o conteúdo, AI, estruturação.

      E em relação a marca, houve a mudança para acompanhar o estilo da nova página. simplicidade, sem firulas, elementos.

      E fica tranquilo. Eu gosto de todas as críticas, mas soh gostaria de frizar, não fui eu que fiz o layout, somente a implementação dos códigos 😉

      Richard Barros:
      O problema do zoom está sendo resolvido. Nosso tempo era muito curto e não deu pra corrigir isso, mas já estamos encaminhando.

      Bom, em resoluções menores que 1024, verdade, mas foi como eu disse, o site atual está com foco pra resoluções 1024px ou superiores.

      Valew ae pelos comentários.

      Aquele abraço.

    18. Ae Bruno, valeu pelo link também!

      abraço.

    19. P A R A B É N S! :O

      Fiquei de boa aberta. Muito bom o trabalho.

      Grande abraço

    20. Eu particulamente gostei bastante, pois o site ficou muito mais leve visualmente e mais organizado com informações mais diversificadas. Para falar a verdade a equipe da globo.com sempre foi uma grande referência no que procuro fazer de bom para a internet.

      Parabéns a você e toda a equipe que participou do projeto.

    21. Faço das palavras do Fred as minhas.

      Ficou horrível, sou leitor, costumo fazer leitura dinâmica, e odiei o site… Abri o site numa bela manhã, como de costume, e vi uma coisa muito mal feita, sem vida perdendo toda a identidade da Globo.com, mudando até o ícone.

      Antes eu conseguia localizar as notícias importantes no site, agora ficou um “flooding” de notícias embaralhadas uma nas outras. Totalmente sem noção….

      Web 2.0? Fala sério.

      Parabéns pelos bits escovados, Bruno. O Portal ficou mais rápido realmente, apesar de terem mudado completamente a identidade do mesmo.

      []’s.

    22. […] Portal Globo.com lança sua nova home, comentários por Bruno Dulcetti, que trabalhou na implementação do código da página, 2007-08-30. […]

    23. Olá Bruno. Descobri seu post comentando a nova página da Globo.com, muito bom. Eu também postei minhas impressões a respeito (muito positivas no geral) em
      Design limpo e direto na nova home-page Globo.com.

      Quanto à preocupação com acessibilidade que você citou, só sinto falta do link “Ir direto para conteúdo”, que leva a uma âncora para o “miolo” do conteúdo, o que auxilia muito a navegação por deficientes visuais ou motores. Espero que um recurso como este apareça breve nas páginas da Globo.

    24. Paulo Rodrigo Teixeira:
      Valew Paulo. Vale o trabalho de toda a equipe, tanto designers, quanto arquitetos.

      Rogério Pereira:
      Boa Rodrigo. Eu também achei. Eu fico impressionado eh que tem gente que fala o contrário e muitas das vezes, naum sabe justificar, soh fala pq alguem falou.

      Valew rapaz

      Daniel Santos:
      Faço da minha resposta ao Fred a mesma para você Daniel. E Valew pelo elogio final, afinal, esse foi o meu trabalho 😀

      Márcio d’Ávila:
      Já adicionei teu link lá em cima Márcio. E valew pelas impressões positivas. Já tínhamos visto isso Márcio, do link para melhorar a acessibilidade. Já encaminhamos e está sendo estudada a melhor solução 😉

      Akele abraço.

    25. É … cada um tem sua opinião e é sempre bom respeitar, que bom que vivemos num ambiente saudável de discussões! hehe, concordo que o site ficou bem mais leve, com mais informação na capa, mas dizer “Hoje em dia o design não é tão levado em conta.” poxa.. será que quando um usuário entra num site e vê algo que agrade os olhos realmente não importa? Pra mim é mais que fundamental, e esse seu comentário soa um pouco mal para os profissionais de design. Discuti esses dias com um amigo que ele disse que a Globo.com virou 2.0.. Ué.. a Globo.com já vinha tendo um conceito de web 2.0. E dizem isso só agora só porque zerou o layout e colocou cloud tags e top notícias virou 2.0? Não creio, e digo que a Globo.com já estava sim na wave 2.0, com vários sistemas de colaboração com os usuários por exemplo. E outra, simplicidade é sim um fator importante na web 2.0, mas será que tanta simplicidade não seria exagero?

      A Globo.com definitivamente tem ótimos profissionais e acho que fariam melhor que isso, como já estavam fazendo antes. Concordo plenamente com Michel Lent, andou pra trás assim como escrevi em meu blog.

      Abraço,
      Helder Santos

    26. Com certeza Helder. Cada um com sua opinião e respeito todas, sem problema nenhum. Não dá pra agradar à todos.

      Bom, quando eu disse que o design não está sendo levado tão em conta, naum eh que o design naum eh importante, mas sim que hoje, o conteúdo é o foco, a importância de um site, junto com a clareza e estruturação do próprio 😉

      Sim, sim. A Globo.com já era 2.0, mas eh que o pessoal gosta do termo e gosta de falar que tal site eh web 2.0 pelo layout clean, etc. É como falar que tableless eh uma metodologia de trabalho, etc.

      Por ae vai. Akele abraço.

    27. Marcio Alberto | 04/set/2007 às 15:55
    28. […] A Bela junto com o Lucas Hirata, foram os responsáveis pela linha gráfica e o design de interação da nova home da Globo.com. Junto com eles, o Eduardo Rocque foi responsável pelo grid e destaques da home. […]

    29. qualquer semelhanca eh mera coincidencia Marcio Alberto.. hehehe

    30. Esse tal de Arquitetura de Informação é o famoso “Copiar e Colar” dos outros sites, adaptando as necessidades conforme o cliente? Tipo assim?: https://www.comcast.com/Corporate/Customers/CustomerCentral.html?lid=1CustomersCustomerCentral&lpos=Nav#

    31. […] Pra quem não viu meu post sobre a Globo.com, post curto , clique aqui. Uma simples opinião que participou de uma pequena discussão no blog do Bruno pelos comentários, e repito, acho isso fantástico. […]

    32. Mas ta taaaaaaaaaaaaaaaaaaaao parecido com as pagians internas site comcast.com…

    33. Henrique Londero | 10/set/2007 às 11:04

      Olha, ñ gostei. Ficou com um layout muito pobre e simples. Passa a impressão de desleixo. Sei que tudo foi pensando em ficar + simples, usuável e talz, mas parece que o conteúdo está voando, não parece?. Usuário também gosta de coisas belas! o grande feito é conseguir juntar os dois.

    34. Adelton Lima | 10/set/2007 às 15:02

      Bruno, gostaria de saber se vai haver alguma mudança no ambiente de videos. Eu utilizo sistema operacional Linux e página da GLOBO só libera o acesso para quem tem o Sistema Operacional da Microsoft.

      Aguardo Notícias.

    35. […] Seguindo o novo padrão de layout e arquitetura já informado aqui no meu blog, no lançamento da nova home da globo.com. […]

    36. Ficou uma bosta, estilo anos 90. Sem nenhuma identidade, nem na marca nem no site. bola fora da da rede globo de manipulação!

    37. digamos que o pessoal da globo.com teve uma pequena inspiração no site Comcast. Menus, uso da tipografia. Enfim, quase nada.

    38. […] Home Globo.com […]

    39. […] Exatamente, Globo.com. Falarei sobre um case que causou muita discussão: o lançamento do novo layout da Globo.com. E comigo estará o designer responsável pela nova cara do portal, Lucas Hirata. Junto com ele […]

    40. […] de cada empresa. Eu falarei junto com o Hirata sobre o design, implementação, o projeto em si da nova Home da Globo.com. Enquanto o Gawry e o Diego vão falar de algum case da Sirius e o Marcelo e o Higor falarão, […]

    41. Sinceramente eu n gostei… parece aqueles sites podres q eram criados no frontpage
      Ibest tbm ta assim.. afff terrivel.. parece uma decoração de carnaval!

    42. Eu tb não gostei e o pior… A parte do Mural onde vc mandava recados para seu time e várias pessoas podiam dar sua opinião tiraram. ficou tão chato.

      Se alguém souber do link anterior ddo Mural gentileza me enviarem para o g.life@hotmail.com
      Meu time é o Mengão é claro.

      Abraço à todos!!!!!!!!

    43. Eu achei simples até demais. Menos é mais sempre, mas menos não quer dizer abrir mão dos recursos disponíveis, mas utiliza-los de acordo com a sua real necessidade.
      Pelos comentários acima, antes o pessoal admirava o layout da Globo e lia as notícias em outro lugar. Pelo menos agora vão ler as notícias na globo.com mesmo.
      No geral eu achei a página boa, consome menos banda, está mais usável, só no que se refere à acessibilidade é que faltam alguns aspectos à melhorar, mas tenho certeza que a competente equipe da globo.com vai resolver isso com o tempo. Parabéns a você e toda equipe que participou desse projeto.

    44. […] novo layout do portal da Rede Globo. Dentro dos novos padrões Globo.com, depois do lançamento da home da Globo.com, G1, Globo Vídeos, Ego, Globo […]

    45. Alessandro | 08/jun/2009 às 20:31

      Qual a linguagem de programação utilizada pelo portal ?
      Se tiver contato com os desenvolvedores claro.

    46. Lucas Diniz | 18/abr/2010 às 22:59

      Mto legal o conceito de acessibilidade, navegação facil, design centrado no usuário, tudo perfeito pela webstandards mas “Hoje em dia o design não é tão levado em conta.” Que isso meu! Só por que tem menos jpegs, não quer dizer que tudo foi feito somente por programadores. #redaçãofail

    47. oi eu sou gislayni

    48. O site ficou otimo , mas cade o chat , q era publico e nao voltou ainda , vc pode me dizer? obrigada!

    49. Vengo navegando online más de 3 horas hoy y no había encontrado ningún artículo interesante como el tuyo.
      En mi opinión , si todos los propietarios de sitios web
      y blogueros escribieran un buen contenido como éste,
      internet sería mucho más útil.
      Muy bien escrito!

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com