Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Retrospectiva BlogCamp MG

    Banner do BlogCamp MG

    E ae pessoal, td tranquilo? Por aqui tudo certo. Depois de uma viagem meio cansativa, num ônibus convencional somente com ar condicionado, estou meio quebrado aqui no trabalho, mas eu sobreviverei.

    Mas e ae Dulcetti, como que foi o evento, conta ae

    Já que coloquei esse título, vou começar falando sobre o Fugita e a Lu Monte, que falaram que meus posts são meio esquizofrênicos. Mas só porque eu falo comigo mesmo nos títulos? Cada um com a sua loucura né? Eu às vezes acho que não regulo bem e no resto do tempo eu tenho certeza disso.

    Tudo bem Bruno, você é esquizofrênico, mas deixa isso de lado e começa a falar ae do evento.

    Ok, ok, pode deixar comigo. Vou falar sobre alguns pontos sobre o evento em geral e alguns pontos citados. Depois listarei alguns participantes e posts sobre o evento. Lembrando que cheguei a postar sobre o evento no sábado, em tempo real, não tão real assim. Ficou uma merda, mas postei mesmo assim.

    O famoso Networking

    Galera toda do BlogCamp MG reunida

    Na minha opinião, e não somente na minha, esse eh o maior motivo e incentivo para ir num evento desses.

    Muitos dos assuntos, diria que praticamente 90% deles não servia diretamente pra mim ou meu Blog. Falou-se muito sobre monetização, Adsense, coisas que eu não utilizo no meu blog, mas serve como conhecimento. Mas na minha opinião foi um pouco exagerado.

    Conheci pessoas famosas da Blogosfera, ou pelo menos com Blogs famosos na web: Lu Monte do Dia de Folga, Guilherme do Papo de Homem, Mirian Bottan do Substantivolatil, Rafael Apocalypse do Idéia Digital, Maysa do Blog da Maysa, Ian Black do Enloucrescendo, Rodrigo Bressane, Rafael Arcanjo do Arcanjo, Thiago Mobilon do TecnoBlog, Pedro Villa Lobos do IssoMesmo, Juliano do Imperador, Marcellus Pereira do MeioBit, Conrado Navarro do Dinheirama, Rafael Silva do Futilidade Pública, entre muiiiitos outros.

    [UPDATE]
    Como não podia deixar de acontecer, esqueci de alguns Blogueiros e citarei: João do Nababu, Licio do Linhas mal traçadas, Gadetto do Trankera.
    [/UPDATE]

    Vale lembrar também da galera que eu conheci no Intercon 2007 e compareceu ao BlogCamp MG: Helder Santana do EuCrio (tinha esquecido d t linkar Helder, foi malz :P), Alexandre Fugita do Techbits, Manoel Netto do Tecnocracia (tudo bem que ele participou via Twitter e via Skype, mas valeu totalmente), Lu Freitas (no mesmo caso do Manoel Netto).

    Tivemos algumas ausências como a do Cardoso, Edney, etc, etc…

    Acho que acima de tudo, fora o papo sobre blogs, monetização, tecnologia, valeu o conhecimento pessoal, a socialização entre nós, a cerveja tomada logo após o evento, as merdas faladas, as zoações, os erros, conselhos, dicas, etc.

    Um exemplo disso foi no sábado, início de BlogCamp, quando estávamos fora da sala, uma galera com notebook e eu com meu Macbook Pro aberto, no meu blog, postando a cobertura do evento, quando o Leonardo Pessoa que estava do meu lado olhou e perguntou “Cara, é você que é o Dulcetti?”, respondi que sim e logo veio ele falando novamente “Pow, manero cara. Aprendi a criar formulários com você!”. Falou sobre um post que escrevi sobre como criar um formulário em PHP. Achei aquilo muito foda, percebi que fui útil e meu blog também, dito pessoalmente por alguém. Isso vale muito.

    Fora quando a Mirian Bottan e o Thiago Mobilon chegaram pra mim no bar, no sábado e falaram a mesma coisa: “Calmae! Eu to conversando com você o BlogCamp MG inteiro, estamos no mesmo Hotel, tomando cerveja e eu não sabia que você que é o Bruno Dulcetti?”. E ainda complementaram: “Imaginava você totalmente diferente, um cara mó Nerd, etc.”. Aeeeee, não tenho cara de Nerd. Ok, só um pouco, por causa dos óculos, etc, mas nem tanto :D.

    O também famoso Coffee Break 😛

    Esse ponto tem que ser comentado. Uma ótima parte. Como não poderia deixar de ser, tinha bastante pão de queijo, tradição mineira, vários pães com queijo e presunto, sucos, refrigerantes, em quantidade absurda, não deixando ninguém com fome 😀

    A estrutura usada no BlogCamp MG

    Como esse foi o meu primeiro BlogCamp, não sabia como era o formato, a estrutura do evento. Fiquei impressionado pelo diferencial, as desconferências, informalidade.

    Tínhamos no espaço várias almofadas, as cadeiras, o palco onde os blogueiros poderiam ficar, onde eu fiquei inclusive boa parte do tempo, entre outras coisas.

    O palco não foi utilizado tantas vezes. Muitas vezes tínhamos alguns pequenos grupos de blogueiros conversando, discutindo sobre assuntos paralelos. Isso eh normal em coffee breaks da grande maioria dos eventos, mas o BlogCamp não, é assim full-time. E com isso, surgem assuntos atrás de assuntos do nada, de repente alguém pára e comenta sobre isso, de repente um blogueiro que estava me outro grupo ouve e junta-se ao novo papo, etc, etc.

    Achei impressionante e muito bem bolado. Acho que essa informalidade ajuda nisso. Pra terem uma idéia, eu estava de bermuda, regata e chinelo havaiana como mostra a foto abaixo, que foi inclusive quando eu ganhei o brinde com os CoolNex Cards. Na verdade nessa eu to até descalço, fato que até o Pedro comentou e achou sensacional.

    Eu com cara de bobo e descalço

    O outro destaque desse formato foi a possibilidade de outros blogueiros participarem via Skype e UStream.tv, ouvindo o que o pessoal falava pelo microfone (regra que quase nunca era seguida pelo Guilherme do Papo de Homem :D) e vendo também por quem filmava por lá.

    Principais Temas citados no BlogCamp MG

    Lógico que era o Adsense, monetização e afins. Isso tomou conta de boa parte do Evento. Mas não foi somente isso, claro. Falou-se sobre o conteúdo de um Blog, como ele deve ser formado, até mesmo chegaram a citar o design de um blog, que é bem importante no sucesso do próprio.

    O “Falar Sobre” do Guilherme foi legal, com alguns slides, mas não eram chatos como a grande maioria das palestras nesse formato. Era o título e uma foto sobre o assunto, enquanto ele falava e a galera perguntava, discutia, etc. E nessa palestra eu gostei principalmente da última foto, que era uma loira maravilhosa com um decote fenomenal.

    Mas o grande destaque, a grande espera, o grande momento do BlogCamp MG, era o Ian Black falar sobre o polêmico assunto “Blog pra comer Mulher”.

    Foi uma comédia. Ian com sua irreverência, simpatia e cômica palestra, falou muito bem, deu alguns exemplos, fez todo mundo rir, etc, etc. Assista ao vídeo na integra logo abaixo:

    
    
    

    E como não poderia deixar de ser, o Twitter…

    A grande peça de comunicação do evento, assim como no Intercon 2007. Todos postando de seus Palms, notebooks, celulares, etc, etc, etc. Criaram o grupo #blogcampmg para comentarmos durante (ou não) o evento. Muitos comentários, zueras, brincadeiras, enxeções de saco por parte de alguns participantes (aff…), o Twitter vem provando que está entrando na moda entre a galera da net, principalmente os Blogueiros.

    Revelações… Tchan, tchan, tchan, tchan…

    Como sempre, tivemos algumas revelações. A do BlogCamp MG acabou acontecendo bem no final, quando o Thiago e Mirian estavam indo embora pra casa, quando o próprio Thiago deixa o seu outro lado, desconhecido por muitos se destacar.

    Não vou postar aqui não, é muita sacanagem, mas se quiserem ver, é só entra no Flickr e ver a foto. Já que postaram lá, ele deve ter autorizado isso, mas no meu Blog é sacanagem… 😀

    Legal hein Bruno. Muito interessante. Quem mais falou sobre?

    Então, tem bastante link por ae e que ainda está por vir. vou ver se vou postando. E caso você, isso, você mesmo que está lendo, blogueiro e que postou no seu blog sobre o BlogCamp MG, é só comentar que eu adiciono aqui ok? Sou à favor da linkagem, não vejo mal nenhum nisso. Segue abaixo:

    Que irado hein Bruno. Muito bom o evento…

    Com certeza. Tirando o Hotel que fiquei hospedado, que não tinha internet, ar condicionado, tomada suficiente, travesseiro decente, o resto foi sucesso total…

    Finalizando…

    Queria deixar um grande abraço pra todos os participantes que conheci, foi um imenso prazer participar desse evento, conhecer pessoalmente grande blogueiros que só conhecia via net, agora tê-los no Gtalk, MSN e afins. E não somente Blogueiros, como também pessoas, cachaceiros, etc. 😀

    Se quiserem ver mais fotos do BlogCamp MG, no Flickr tem uma porrada da galera toda que foi. Ainda não peguei todas, mas providenciarei isso rapidamente.

    Aquele abraço a todos e até a próxima.

    [BBL]blogcamp, blogcampmg, blogosfera, blogs, blogueiros, flickr, pessoais, tecnologia, twitter[/BBL]

    [ 19/nov/2007 às 18:19hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 32 Comentários |

    Categorias: Blogosfera,Pessoais,Tecnologia

    » BlogCamp MG | Belo Horizonte – Cobertura

    Falae galera. Acabei não postando sobre o BlogCamp nessa semana. Esta versão do evento está sendo em BH, Minas Gerais, no prédio da Oi Futuro. Belo espaço, wi-fi liberada, coffee break interessate, muito bom, nota 10.

    Mas e as Palestras Bruno?

    Agora está começando uma desconferência sobre Blog Hits. Tipo um Brainstorm de idéias de monetização para Blogs.

    Assuntos sobre comentários em blogs que podem levar a processos contra os próprios Blogs, por isso o assunto da “morte” dos Blogs.

    Ao decorrer das desconferências estarei postando sobre, quase em tempo real. Pelo menos eu tentarei 😛

    O que vale mais num Blog? Conteúdo ou monetização? Por que não juntar os dois? Por que é tão difícil consciliar os dois? Papo interessante.

    Será que os blogueiros se judam a ganhar dinheiro com seu Blog? Acho que falta um ouco dessa consciência para parte dos pro-blogers.

    Monetização, monetização e mais monetização… Naum aguento mais isso… Jah chega…

    Agora a parada pro almoço… Simbora neguim…

    Retorno do almoço agora… Vai rolar um sorteio aqui comandado pelo Rafael Arcanjo, pra logo depois, rolar um “bate papo” com o Guilherme do Papo de Homem. Espero que o foco não seja monetização de blgos pq jah naum aguento mais…

    Aeeeeee… Ganhei os coolnex Cards… E eu que falei o meu proprio número quase… hehehehehe

    Alguns pontos interessantes citados pelo Guilherme. Muita coisa que uma parte de blogueiros jah conhecem, mas eh sempre bom reforçar isso. Bom nome, imagens escolhidas a dedo, conteúdo rico, público alvo bem escolhido, entre outras coisas.

    Muito papo, discussão, troca de idéias, opiniões, divergências, etc. Acho que está tudo se estendendo demais, já está na hora de trocar de assunto. Não vejo a hora de começar a Zeca Hora… auhahuhuahahuahuuha

    Grandes desconferências rolando no Blog Camp de MG… Mto interessante esse formato de evento, encontro, seja lah o que eh isso. Todos batendo papo, discutindo sobre vários temas… Tentarei ir em outros mais pra frente…

    Dia de BarCamp MG finalizado. Amanhâ tem mais. Partindo pro Hotel e dps partir pra zuera, bar, bebedeiras e desconferências.

    Akele abraço.

    [BBL]bh, blog, blog-camp, blogcamp, blogosfera, blogs, tecnologia[/BBL]

    [ 17/nov/2007 às 11:03hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 3 Comentários |

    Categorias: Blogosfera,Tecnologia

    » Globo Vídeos nos novos Padrões Globo.com

    É pessoal. Agora foi a vez do Portal de vídeos da Globo.com receber o novo layout, dentro dos novos padrões Globo.com.

    Seguindo a mesma estrutura da Home e do G1, com um visual bem mais limpo, com uma usabilidade muito superior à anterior, abusando do JavaScript para a visualização dos vídeos, final do vídeo, etc.

    Com um recurso interessante de ver vídeos relacionados ao assistido. Anteriormente você tinha somente dois vídeos relacionados, agora, via JavaScript, você possui um scroll, que vai listando mais vídeos relacionados ao assistido, assim como rola na maioria dos Portais de Vídeo da internet.

    Muitos falam do erro da Globo.com usar Media Player ao invés de utilizar o Flash. Concordo plenamente, mas isso tem muita política por trás, investimento, que não dá pra mudar de uma hora pra outra. Não é tão simples quanto colocar num portal de Vídeos na internet, pois quando os Portais foram criados, a tecnologia flv já havia estourado e sendo bem utilizada, o que não é o caso do Portal de Vídeos da Globo.com.

    Por ser Meda Player, não é possível embedar os Vídeos da Globo.com, atualmente, como o Michel citou, mas creio que futuramente isso será resolvido.

    Finalizando..

    Bom, é isso… Comentem, opinem, falem bem, falem mal. Estou aqui para ler :D.

    Aquele abraço.

    [BBL]globo, globo-video, globo.com, tecnologia, video, videos[/BBL]

    [ 13/nov/2007 às 10:35hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 7 Comentários |

    Categorias: Tecnologia

    » 1 ano de Globo.com e 2 anos de Videolog.tv – Sucesso Total :D

    E ae galera. Post rápido, só pra deixar registrado no meu blog, pra mim uma data importante. Completo hoje 1 ano de Globo.com e 2 anos de Videolog. Mto aprendizado, mtos ensinamentos, reconhecimentos, erros, acertos, projetos grandes, projetos um pouco menores, grandes responsabilidades.

    É sempre bom participar de grandes projetos, assim como entrar em grandes empresas. Aprendi muito, tanto como profissional quanto pessoal.

    Agradeço à todos lá dentro por me aturarem até hoje 😀

    Aquele abraço.

    [BBL]globo, globo.com, pessoais, videolog[/BBL]

    [ 09/nov/2007 às 20:43hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 1 Comentário |

    Categorias: Pessoais

    » Retrospectiva Intercon 2007

    Depois de ter demorado mais de uma semana para postagem (pra variar), aqui estou eu falando sobre o evento, que na minha concepção foi muito bom. Me surpreendeu positivamente com a estrutura e modelos de palestras, etc.

    E o conteúdo do Evento Bruno?

    Muito bomo conteúdo, com desconferências, POD Casts, participação de blogueiros, Luli como entrevistador em todas as palestras e constante participação do público no final das palestras.

    Além disso, os coffee-breaks foram muito bons. Simples, mas bons. As pizzas estavam sensacionais :D. Sobre os stands, meu preferido foi o do Camiseteria, no formato de camista, dando camisas de brindes, bottons, etc.

    Conheceu alguém lá Bruno?

    Com certeza. A melhor coisa desses eventos são os contatos, poder conhecer pessoas que você só conhece via Internet, blogs, portais, etc.

    O Intercon foi especial pra conhecer boa galera da Blogosfera: Helder Santana, Lucia Freitas, Manoel Netto, Luiz Yassuda, Marco Gomes, Tiago Dória, Cristian Trentin, Jeff Paiva, Alexandre Fugita, Neyl, Thiane, Renato Targa, entre outros que estavam juntos, bebendo também, mas quen não lembro o nome. É só me avisar aqui que eu adiciono e foi mal o esquecimento 😛

    Agradecimento ao Helder Santana que me passou a cola dos nomes. Ainda não sei se foram todos, qq coisa, se estiver faltando alguém, é só falar.

    Novidades

    Uma novidade e curiosidade foram colocarem Internet wi-fi no evento. Até aí tudo bem, Internet de graça nunca faz mal a ninguém neh? 😀

    O engraçado foi a febre da “twittagem”. Durante todo o evento, várias pessoas do público ficavam postando no seu twitter sobre o evento. Uma febre bizarra. Eu ainda continuo achando meio inútil essa paradinha, mas tive que criar o meu né, para experimentar e ver como isso funciona, se é legal mesmo. Mas isso eu deixo para um outro post 😀

    Mas e as palestras Bruno? Como foram?

    Boas. Assisti poucas, só pude ir no sábado e não assisti todas, perdi a do Itaú, que me disseram que foi muito boa, mas fazer o que né.

    Vou comentar sobre cada palestra que assisti e alguns pontos extras aqui:

    Painel: Visão crítica da nova internet e como ela influencia no Brasil. Gravação do BrainCast com Fábio Seixas, Cris Dias, Mauro Amaral e Carlos Merigo

    Início hilário com o Luli passando pro Seixas, fazendo uma sátira do filme Tropa de Elite com os participantes da palestra, se é que pode se chamar de palestra né.

    Comentaram sobre a idéia do Radiohead, da nova estratégia de venda de músicas da banda, vendendo por U$8 o seu novo álbum via Internet. Não comentaram muita coisa sobre, somente o que todo mundo sabia (ou pelo menos eu).

    Segundo tópico falado foi sobre Ferramentas de Comunicação, falando sobre o twitter, grande destaque do evento, já comentado nesse post, discutiram sobre sua utilidade, falaram sobre blogs, etc.

    Um comentário do Luli foi que ele acha que um Blog é mais comunicação que conteúdo. Achei errada essa parte que ele disse, pois pra mim, um blog só se torna comunicação a partir do seu conteúdo de qualidade.

    O terceiro tópico foi sobre adwords vs. Publicidade padrão. Foi discutida a diferença entre os dois modos de publicidade, a diferença de uma Agência de Publicidade, que possui mais conteúdo e informação, foco, diferencial, etc.

    Uma bela referência sobre drogas e adwords, dizendo que assim como a maconha é a droga de entrada, passando pra cocaína, o adwords é a publicidade de entrada, pra depois vir as peças publicitárias.

    Comentaram bastante sobre cases de sucesso de utilização de adwords, subestimando as ações e resultados dos trabalhos das agências publicitárias. Achei que faltou um pouco de informação sobre peças publicitárias em sites. Muita gente pensa que banners e peças significam cliques, etc, mas esquecem que aquilo é apenas uma apresentação do produto, sendo desnecessário o clique. Apenas uma divulgação. Hoje em dia, muitas peças são assim.

    Na quarta parte comentaram sobre o facebook e sua venda para a Microsoft de 1,6% por U$240.000,00 e tiveram algumas perguntas se valia mesmo a pena comprar um produto desse e quanto tempo que esse “sucesso” duraria.

    Negócios 2.0 – Marcello Povoa, Dir. de Marketing da MPP Solutions e José Luiz Martins, Dir. de Tecnologia da MPP Solutions

    Uma daquelas palestras com apresentação de cases, portfólio, etc. Acho que não sou eu somente que acho isso massante. Muito texto, muita fala, muito PowerPoint e pouca interação com o público. Isso às vezes me dá sono.

    Falaram o que é web 2.0 para um público que já sabe de cor e salteado o que é isso, se é que é alguma coisa :P. Reinventaram a roda, falando da web 0.1 Isso mesmo, 0.1. Meio bizarro mas é isso mesmo. E toma mais Cases.

    Os trabalhos apresentados foram de alta qualidade, com certeza, mas acho que faltou um diferencial na apresentação e acredito que os dois palestrantes poderiam ter interagido mais entre si, para falar sobre os trabalhos. Ficou uma coisa muito dividida, o que eu não acho muito legal.

    Convergência de mídias e o novo consumidor – Sergio Mugnaini, Diretor de Criação da Almap BBDO

    Mais uma apresentação de cases e portfólios. Achei bem melhor que a anteior, no modo como os cases foram apresentados, etc. Também fica mais fácil, porque peças publicitárias chamam mais atenção e não dão sono 😀

    Belíssimos trabalhos e idéias apresentadas, conhecidas por muitas pessoas, tanto na Internet quanto na TV. Comentou sobre as tecnologias utilizadas, pessoas envolvidas, equipe, planejamento, entre outras coisas, tornando a palestra interessante.

    Resumindo…

    Das três palestras, a que mais gostei foi a primeira, da gravação do BrainCast. Foi a que mais interagiu com o público, palestrada por Blogueiros que conhecem do assunto, que sabem falar.

    E também não posso deixar de falar do grande destaque do evento que foi o Luli, que mais uma vez deu um show no palco. Não foi nem necessário ter uma palestra só dele, acho que não foi necessário, já que ele participou de todas e com louvor. Hilário, dinâmico, inteligente, com boas perguntas, presença no palco, improviso, etc. O Luli é sempre um show à parte, seja lá qual for o evento.

    Pós-Evento

    Como não poderia deixar de ser, ocorreu uma “bebedeira” pós-evento. O twitter serviu pra isso também, além do “bate-papo” nas palestras, serviu para marcarmos uns chopps pra depois do evento.

    Partiu a galera Blogueira quase toda, boa parte dela, só fera, só a máfia blogueira 😀 Ficamos umas 2h e pouco bebendo, batendo papo, eu pelo menos tentava, pq eu tava totalmente sem voz, sem conseguir falar, tentando me comunicar na linguagem dos sinais 😀 e nego tudo me zoando… Tem problema não, tem volta 😀 . O maneiro é que depois o Luli apareceu por lá também, na nossa bebedeira e virou o centro das atenções, contando histórias, falando do evento, etc.

    Quem mais falou sobre o Intercon Bruno?

    Segue ae abaixo uma listagem da galera que falou sobre o evento. A lista é grande e eu não ligo de ficar linkando geral não, apesar de nem sempre isso ocorrer em alguns blogs:

    Finalizando…

    Finalizando, digo que o Intercon desse ano foi muito superior ao do ano passado. O do ano passado, algumas palestras deixaram a desejar, mas gostei um bocado do evento, tirando o almoço 😛 .

    Esse ano eles trocaram o local do evento e gostei muito mais do atual e do formato do evento. E não sou eu somente que acho isso. A grande maioria, se não todos, falaram muito bem sobre o formato, local, palestras, etc.

    Foi bom também por ter conhecido a galera da Blogosfera e rever pessoas que jah conhecia como o Fabio Lody, Tiago Baeta, Leandro Vieira, André Metzen, Fábio Seixas, entre outros.

    Legal que também criei o meu twitter, vamos ver se acho alguma utilidade nisso e se eu fico viciado nisso. Provavelmente, adoro essas coisas inicialmente inúteis, mas que viciam :D.

    Aquele abraço pra todos e quem não foi, perdeu.

    [UPDATE]
    Como eu pude me esquecer desse detalhe… VIVA O CARBONO 14! 😀 Somente quem foi ao Intercon entenderá 😛
    [/UPDATE]

    [BBL]blogosfera, blogs-corporativos, blogueiros, evento, imasters, intercon, intercon-2007, internet, pessoais, tecnologia[/BBL]

    [ 06/nov/2007 às 0:23hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 13 Comentários |

    Categorias: Pessoais,Tecnologia

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com