Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Ego lança nova versão seguindo os novos Padrões Globo.com

    É pessoal. Mais um site do Portal Globo.com lança sua nova versão, totalmente leve, seguindo os novos padrões de implementação criados ano passado. Dessa vez foi o Portal Ego que lançou seu novo layout. Agora os sites que estão nos novos padrões são os seguintes:

    1. Home Globo.com
    2. G1
    3. Globo Vídeos
    4. Ego

    Agora só falta o Globo Esporte.com lançar sua “nova cara” para o público. Isso, logicamente, nos sites com maior visibilidade na Globo.com. Ainda faltam outros diversos. E fica óbvio o motivo pelo Globo Esporte ser o mais demorado: o tamanho. É um site bem grande, com variações absurdas, muitas páginas, etc.

    Legal Dulça. Ficou bem diferente do antigo né?

    Sem dúvida. E isso será sempre a primeira coisa que vão pensar. É uma mudança muito grande e de possível demora pra acostumar com o novo padrão, principalmente pro Ego, que antes tinha um site todo colorido, bela identidade, etc.

    Verdade Bruno. O que você achou desse novo layout?

    Como está seguindo os padrões, achei muito bom, mas temos que frisar esse novo padrão, que tudo está mais organizado, mais limpo, mais leve, mais usável, etc.

    Mas se eu for comparar com o layout antigo, prefiro muito mais o antigo. Era mais a cara do Ego e do público alvo do site. Cheio de frescurinhas, detalhes, sombras, transparências, etc. E como agora, nos novos padrões, isso foi deixado de lado, acabou ficando menos bonito, digamos assim.

    Mas como disse antes, seguindo os novos padrões, acho que chegaram num resultado muito bom.

    E você Dulcetti? Fez algo ae?

    Bom, praticamente toda a parte client-side HTML e CSS. Fiz em conjunto com o Rodrigo, vulgo sapão, mas ele entrou de férias logo em seguida e pegou poucas páginas, com isso, acabei pegando o projeto quase todo sozinho.

    Eu destaco a implementação dos novos destaques do site, que antigamente eram feitos com os textos exportados nas fotos e agora eles ficam por cima da foto, com texto puro mesmo, facilitando aos profissionais que sobem as notícias e destaques.

    Novos Destaques do Ego

    Exemplo do Destaque do Ego
    Exemplo do Destaque do Ego

    A implementação desse destaque foi bem chata, principalmente para deixar igual em todos os browsers, incluindo os do Mac. Mas foi rápido, com todos os detalhes que foi chato. Mas mesmo assim, ainda não ficou 100%, porque alguém deve ter metido a mão enquanto eu estava de férias, ferrando tudo. Fazer o que né.

    Nova Galeria de Fotos do Ego

    Exemplo da Galeria de Fotos do Ego
    Exemplo da Galeria de Fotos do Ego

    Essa galeria, de início foi meio chata, pelo detalhes, efeitos, entre outras coisas. Mas também foi rápida. Agora ela será a Galeria padrão, deixando de lado aquela atual em flash que eu não acho muito agradável.

    Gostei muito desses exemplos hein Dulça. Como você fez?

    Bom, isso eu comentarei nos tutorias que eu farei para eles. O do destaque já foi iniciado, mas vai ser bem longo por causa dos detalhes. Mas prometo este ano colocar os dois aqui no Blog. 😀

    Finalizando…

    Bom, é isso. Espero que gostem. Já espero um monte de críticas e bombardeios ao novo layout, é normal isso acontecer. Mas lembre-se, eu não fiz o design, só o código HTML, portanto, não venha me xingar. Outra coisa, lembre-se dos novos padrões, por isso, não venham falar que queriam ver pássaros voando, uma gostosa rebolando e várias firulas.

    Ah, em relação ao código, não se esqueçam do Vignette, ele estraga muita coisa 😉

    Aquele abraço.

    [BBL]design, ego, globo, globo-video, globo.com, lancamento, layout, pessoais, tecnologia, web-standards, webstandards, xhtml[/BBL]

    [ 11/mar/2008 às 12:56hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 14 Comentários |

    Categorias: Globo.com,Pessoais,Tecnologia,Webstandards

    14 Comentários no Post "Ego lança nova versão seguindo os novos Padrões Globo.com"

    Postar no Rec 6

    1. Sempre tem alguém para fuder o código. hehe

      Realmente, o Ego fugiu do público alvo.

      Abraço.

    2. Com certeza Helder, com certeza…

      Não diria que fugiu do público alvo, mas que o novo design fugiu um pouco das firulas e frescuras… Mas fugir do público, não achei tanto isso não…

    3. Realmente eu gostava muito da versão anterior! Mas concordo que é necessário adotar os padrões web quando o assunto é site estilo portal e com conteúdo sendo atualizado toda hora (ou todo minuto!), além de facilitar a vida também de quem atualiza: editores, colaboradores, afinal, todos são filhos de Deus!

      Quando o site da Globo.com e principalmente o G1 foi mudado eu de cara tive uma reação de repulsa, principalmente por conta do visual e os grupos de informações que estavam muito bem definidos. Mas os usando agora, vejo que a mudança foi para melhor mesmo! É questão de uso e costume!
      Parabéns à equipe Globo.com, e parabéns ao velho amigo Dulcetti!

      Agora a perguntinha que não quer calar… quando saí a nova versão do teu site?!!! (Pensou que eu só ía puxar o teu saco?!!)

      Abraços 😉

    4. Eu também não gostei muito dessa nova versão, acredito que ficou muito mais parecido com o G1 (notícias em gerais), do que o velho EGO (noticias de fofocas :D).

      Quanto ao desenvolvimento, novamente “largou o doce” Dulcetti, sensacional. Fiquei interessado nessa galeria de fotos, que dei uma olhada no código (eu sou assim, bisbilhoteiro) e vi que não foi fácil não. 😀

      Parabéns e a força que esteja com todos da Globo.com rs rs

    5. Acho que vcs quiseram fazer algo como nas revistas colocando o texto sobre a imagem.

      Solução interessante, deixa o site mais compacto e tira a tão famosa sensação de vazio.

      Se bem que depois de tanto tempo eu já acostumei com o novo padrão da globo.com tanto que quando visito outros sites a sensação é de muita confusão.

    6. Falar que vcs são normais é meia forma de zuar…

      Agora que eu sei onde vc trabalha, vou acompanhar esse blog pra quem sabe um dia saber por que a globo.com põe tanta noticia sobre a Lindsay Lohan.

      Abrção Dul7

    7. Camilo Vitorino da Costa | 26/mar/2008 às 20:57

      caraca, fico muuuuuito diferente do visual antigo. O antigo tinha mais firula SIM, mas esse ficou muito bonito também. O que eu mais gostei foi a predominância de 2 cores, o rosa/vermelho/whatever com azul, o que normalmente não funciona muito bem, mas que ficou bem organizado e compreensivel. To esperando o tutorial do destaque, fico show de bola!!! Só acho que com fundo preto o EGO tinha mais identidade. MAAAAAS, é novo PADRÃO, isso diz tudo.

      abraço

    8. […] padrão” Globo.com. Confesso que na hora aquilo não me chamou muita atenção, pois já era algo esperado. Li algumas reportagens e depois saí do […]

    9. […] que faltava da Globo.com para ser lançado no novo padrão estabelecido alguns meses atrás e o Ego, G1, Globo Vídeos e a própria Home, é claro, já seguiam. Ele mesmo, o Globo Esporte lançou sua […]

    10. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii okkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    11. coloca eu na globo ummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    12. cala a boca seus atarios

    13. quero ver voce peladinho

    14. siimaojunior | 30/dez/2011 às 16:12

      pense em uma coisa magra. jesus…. vai se tratar galisteu…..

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com