Bruno Dulcetti



Arquivos:

Categorias:

  • Amizade:

  • Artigos

  • Links:

    O meu, o seu, o nosso espaço!

    » Globo.com lança nova versão de layout

    Marca Globo.com

    Depois de mais de um ano, a Globo.com lança um novo layout na sua home, assim como a Rede Globo. Pouca coisa mudou, principalmente se formos comparar com a versão anterior e a outra. O bafafá foi bem grande, alguns comentários, a grande maioria contra o novo layout, mas que a usabilidade e acessibilidade estavam sucesso.

    Concordo Dulcetti. A usabilidade tá legal, mas concordo que não mudou tanto.

    E também não tem como mudar muito, revolucionar toda hora, colocar um fundo preto ou algo do gênero. A grande parte da mudança se percebe na barra.

    A nova barra

    Ela ficou sem os fundos coloridos, agora só recebendo um traço superior colorido no over do mouse. E a marca também foi alterada e na minha opinião foi uma alteração totalmente acertada 😉

    E os menus também mudaram

    Agora eles não estão mais com aquele select modafoca, graças a Deus, porque eu achava aquilo feio demais. Agora são menus que abrem com um clique, fazendo um slide e mostrando seus submenus. E o menu de ferramentas ficou nesse mesmo esquema e o de utilitários acabou sendo substituído pelo menu Classificados.

    Legal Dulça, bem interessante

    Sim, sim, claro. E ainda tivemos mudanças nos destaques, boxes em geral, principalmente o + lidas e + vistos. Também nos boxes laterais, que perderam a cor cinza de fundo e ganhou uma borda, mais espaçamento e aumento nas fontes.

    Resumindo, foi um tapa visual, uma mexida praticamente no CSS, pra dar uma limpada, respirada, melhoras no layout.

    Finalizando

    Acabei entrando na equipe de Portal Padrões, que cuida da Home e da Barra da Globo.com, pediram que eu entrasse na equipe por ter participado de todo o processo dos padrões da Globo.com. Deixei a equipe de Webmedia, sempre tem um lado triste nessa história né, fazer o que 🙁

    Acho que ficou um resultado bem modafoca. E você? O que achou?

    [ 02/dez/2008 às 11:57hrs ] [ Por Bruno Dulcetti ] Comentários 14 Comentários |

    Categorias: Globo.com

    14 Comentários no Post "Globo.com lança nova versão de layout"

    Postar no Rec 6

    1. Eduardo Cesar Sarsur Lisboa | 02/dez/2008 às 12:21

      Não senti nenhuma mudança…acho que deveria retirar o link do “Radar” , já que este não tem home page…ao inves de colocar: http://www.redeglobo.com.br/null!!!!

    2. Ô modafoca, opiniao pessoal, já que a usabilidade me parece que vai mesmo melhorar na pratica:

      prós: alteracao dos menus e nos boxes que antes eram cinzas, marca mais ‘quadrada’ [melhor para aplicacao, principalmente, apesar de achar que em linha era mais agradavel visualmente], aumento de fonte em algumas coisas.

      cons: achei que o visual geral da pagina nao está mais tao limpo quanto antes. nao chega ao ponto de dizer que ficou poluido, claro. fontes maiores na barra ao invés dos fundos ‘suja’ mais. a retirada do fundo cinza dos boxes da direita, apesar de achar que ficaram mais bonitos, deixa de limitar o olhar do usuario ao conteudo central e gera um pouquinho de dispersao, podendo fazer o conteudo virar ‘massa’ ou haver um pouco de perda de hierarquia entre os elementos…

      att, @lucaspetes

    3. willian Amorim | 02/dez/2008 às 15:27

      Pessoalmente não gostei do efeito onmouseover do topo, acho que ficou sem proposito.
      Melhor deixar sem efeito ou simplesmente colocar o sublinhado em baixo já que esse é pádrão do portal.

    4. @Lucas – não concordo que crescer as fontes deixe mais sujo que cor de fundo. Mas é opinião. Sobre o BG, tb não concordo, porque aquele fundo era quase imperceptível em vários monitores e com as bordas, se tem a mesma percepção central. Mas isso é com a galera de design e não comigo 😀 mas valew os toques 😉

      @willian – mas essa era a pretenção, de não deixar igual ao restante do site. Senão fica tudo igual, sem um destaque maior na barra.

    5. cara, gostei das alterações.
      aqueles selects ja deveriam ter ido pro lixo faz séculos! Navegação muito massante! assim ta mais sugestiva.

      abraço

    6. Particularmente, gostei. Sou a favor desse tipo de atitude.
      Tem gente que acha meu blog “clean”, mas não viu como vai ficar. Minimalista ao extremo em 2009! Meu consumo de banda aumentou e eu tenho usuários leigos d+, sabe como é, né…

    7. Como costumam dizer por aí “menos é mais”. Achei bem clean e muito agradável, a informação não está espremida como em muitos portais. É fácil passar o olho e localizar as coisas. Parabéns a equipe da Globo.com.

    8. Concordo que com a retirada com algumas barras de cores, o layout ganhou muito mais respiro.
      Parabéns a equipe que participou dessas mudanças.

    9. Gostei do resultado, apesar de ser mais como um “tapa” no layout mesmo.

      O principal é ver um layout bonito, sem exigir malabarismos de CSS, até porque quase todos os efeitos são feitos com HTML/CSS puros.

      Muito bom!

    10. achei que ficou bem melhor! css e tudo!! hehe

      valeu sucesso ai!

    11. Cara, sério, dá gosto de ver um site assim. Ficou DO CARALHO.

      Meus parabéns!

    12. Parabéns, realmente com a retirada de algumas cores o layout ficou bem melhor!

    13. gostei sim…
      bem melhor que antes…

    14. Adoro o Globo.com. Visito todos os dias para checar as notícias e outras coisas que podem ser interessantes pra mim.

      Legal quando esses portais mudam. São sites muito visitados e devem prezar o bem-estar do visitante.

    Tá esperando o quê? Comenta logo.

    
    Copyright © 2005 Bruno Dulcetti | Creative Commons
    Bruno Dulcetti atuante na área de desenvolvimento web / webdesign e colaborador na área de webstandards pelo Blog BrunoDulcetti.com - blog. Atuante na área desde 2000. Atuando na cidade de Niterói/RJ - Brasil. E-mail: bruno@brunodulcetti.com