/ home / Eventos / Dia Mundial da Usabilidade

Dia Mundial da Usabilidade

Uma embalagem que não abre direito ou um produto difícil de usar. Quem já não passou por um problema desses? Com o objetivo de despertar a atenção das empresas e dos consumidores para essas questões foi criado o Dia Mundial da Usabilidade. Este ano o tema do evento, que é realizado em várias cidades do planeta no mesmo dia 13 de novembro, é "Transportes". O Rio de Janeiro mais uma vez comemora a data com uma noite repleta de palestras sobre o assunto com especialistas de design e usabilidade.

Marca do WUD 2008

O evento, que tem como finalidade a valorização da facilidade de uso de produtos e serviços no cotidiano, traz apresentações de casos de sucesso de projetos aeronáutico, ferroviário e soluções de transporte para o trânsito saturado das cidades.

Na primeira edição, em 2005, o Dia Mundial da Usabilidade contou com a participação de 34 países, atraindo mais de 10.000 participantes nos locais e outros milhares via on-line. Esta é a terceira edição do evento no Rio de Janeiro e segundo o organizador e Doutor em Design, Robson Santos, a expectativa é fazer com que as pessoas percebam a importância da usabilidade.

"As palestras tem como público-alvo o consumidor, que muitas vezes se sente frustrado diante da dificuldade de usar produtos e serviços que adquire. E se estendem também a empresários e profissionais das áreas de comunicação, informática, design e qualidade, responsáveis na produção destes produtos e serviços."

Maneiro hein, Dulça

Bom, desculpem o formato meio que "sério demais" que não tem muito meu estilo. Mas estava sem saco tempo para criar um post sobre o evento e achei que esse trecho se encaixa bem pelo que o evento vai mostrar.

Data e local

Vai ser nessa quinta agora, dia 13 de novembro de 2008 (óbvio), às 17h30 e com previsão para terminar às 21h30.

E o local será o Teatro da Cidade, na Univer Cidade, campus Ipanema (que fica em frente à Lagoa, mas é considerado Ipanema ainda). E que fica nesse endereço modafoca: Avenida Epitácio Pessoa, 1.664. E a entrada é gratuita. ;)

Inscrições e mais informações sobre o evento

Banner do WUD 2008

Se inscreva pelo site mesmo, coisa rápida. Pode ser clicando no banner acima ;) . E veja mais informações no site do evento.

Mais informações sobre o evento

O responsável mor é o grande modafoca e meu camarada, Robson Santos, D.Sc. ESPM-Rio, Univer Cidade.

E a programação do evento você pode conferir abaixo ou então vendo no eflyer do evento:

17h30 - Boas vindas e Abertura - Robson Santos, D.Sc.

17h40 - Casos e experiências

  • Projeto de aeronaves – Saulo Hideki (Designer, RJ)
  • Acessibilidade no transporte público carioca - Everaldo Bechara (Centro de Treinamento iLearn, RJ)
  • Projetos para transporte ferroviário - Bruno Batela (Designer, RJ)
  • Metodologias de usabilidade web - Letícia Cianconi (Especialista em usabilidade - Tesla, SP)

18h40 - Intervalo

19h - Palestras

  • GPS, mapas e mobilidade - Daniel Rocha (Fórum Nokia)
  • TEX - Solução para o caos no trânsito – Dan Strougo (Indio da Costa Design, RJ)

20h - Mesa redonda

  • Para onde vai o transporte do Rio? Perspectivas em usabilidade nos transportes

21h30 - Encerramento

Finalizando

O tema não me atrai tanto assim, mas eu vou comparecer para ver as idéias e propostas, que devem ser interessantes. Nos vemos por lá. Aquele abraço.

Gostou? Compartilhe esse artigo ;)

Próximo post:Compactar meu CSS? Eu faço, mas se você não faz, tanto faz. Ou não.Post anterior:Sou+Web - Webdesign com foco no cliente

Comentários