BlogCamp RJ 2008: O mais modafoca de todos

É isso ae, meus nobres. Como tudo que é bom dura pouco, lá se vai mais um BlogCamp, voando, como não poderia deixar de ser não é verdade? Mas isso é bom, quer dizer que o evento foi bom, bem modafoca.

Marca do BlogCamp RJ

Mas e a sua opinião sobre o evento Dulça? Qual o ponto do organizador?

Galera na Praça do NAVE

Bom, meu ponto vai ser completamente diferente do de todos que postaram sobre o evento, naturalmente. E eu gosto de uma polêmica não é verdade? Ok, ok, nem tanto, mas vamos ver alguns pontos na visão de um organizador modafoca.

Dulcetti multi-uso

Eu fiz muita coisa nesse evento, muita mesmo. Trabalhei como carregador, como recepcionista, "amarrador de crachás", distribuidor de camisas, garçom, decorador, apresentador, "buscador de modafocas" na rodoviária, entre outras e outras coisitas más.

Como diria meu nobre irmão Mackeenzy "Só Deus e o Google Docs sabe o quanto sofri nesse BlogCampRJ". Atrasos, stress, camisas, marcas, crachás, corre atrás, liga, organiza, ganha, perde, cancela, volta, acerta, cancela de novo... Ufa...

Cansativo hein, Bruno?

Dulcetti morto

Bastante, mas eu já imaginava que essa coisa de organizar evento fosse estressante, mas como eu tinha aceito e tinha dado o pontapé inicial, nada de andar pra trás, nada de desistir, jamais.

O evento em si

Não tem nem como eu falar direito que o evento foi de conteúdo excepcional, foda, debatido e tudo mais, pois eu não participei de praticamente nada do evento em suas arenas.

Infelizmente tive que perambular por ae, perguntando à todos se estava tudo bem, se precisavam de algo, conhecendo pessoas, dando uma de político praticamente :D

Mas então o evento foi ruim?

Galera reunida na arena principal

Jamais, meu nobre modafoca. Nunca serão!

Esse não é o primeiro post, portanto já vi com muitas pessoas o quanto que foram proveitosas, ricas de conteúdo relevante, todas as arenas do BlogCamp RJ. Lógico que tivemos assuntos batidos, discussões bobas, apresentações e citações manjadas, mas que foram contornadas e acrescidas de conteúdo ainda melhor.

E vou falar agora sobre as arenas.

Arena Business

Galera na Arena Business

Destaco essa arena, pois o pouco que participei e acompanhei o pessoal falando do lado de fora, foi muito proveitosa e o pessoal falou de negócios para blogs de uma forma muito inteligente e proveitosa. Passou longe daquelas discussões fúteis e toscas sobre monetização.

Eu diria que foi uma Monetização 2.0, pois não foi perguntado coisas como "Quero monetizar, como fazer?", e sim algo mais focado "Eu já monetizo, mas sei que posso melhorar meu plano". Isso na minha opinião é muito melhor, pois abre discussões boas e diferentes, que podem ser relacionadas com várias pessoas.

E a arena foi ótima pois discutiram desde WordPress até SCRUM, que achei sensacional. A galera da Globo.com falou sobre a aplicação do SCRUM na empresa e o quanto foi adicionada positivamente nela. Eu infelizmente cheguei meio atrasado, mas dei meus pitacos :)

Então as outras arenas naõ foram legais?

Jamais. Foram muito boas. Só estou citando a business porque nunca tinha acontecido uma arena como essa, pelo que eu me lembre.

Arena Principal

Cassano falando sobre Mídias Sociais

Nessa arena eu destaco a participação do Cassano, que falou sobre Mídias Sociais. Foi meio que uma mini palestra, mas foi bem legal e ainda disponibilizou os slides dessa mini palestra apresentada no BlogCamp.

Logo depois a Ana Gabriela se apresentou e falou seu primeiro produto: Meu Inglês, que é um curso de inglês com uma ferramenta de ensino à distância que pareceu ser bastante modafoca e inovadora.

Nick Ellis e Dulcetti fazendo o leilão

Foi legal também o leilão que rolou da geladeira do Nick Ellis. Acabou sendo vendida pro Fábio Seixas por R$300 e uma camisa do Camiseteria. A grana arrecada vai servir pra compra do micro que falarei mais abaixo.

Outro ponto legal foi a discussão sobre a atenção dos blogueiros para o fato de que eles precisam criar o seu próprio media kit e saber como se posicionar em relação ao mercado e aos anunciantes, que inclusive o meu nobre Nick Ellis postou sobre no Yahoo Posts. (e inclusive peguei esse parágrafo dele :D )

Eu e Nick falando sobre a Feed-se

E já que falei de Nick Ellis, aproveito para falar também que ele anunciou a nova edição da revista Feed-se que foi criada especialmente para o período eleitoral, com o tema Democracia. Vale a pena dar uma olhada na revista.

Pedro Jansen e Alê Felix falando

E não menos importante e bem modafoca, foram as palavras da gente boníssima Alê Felix e do modafoca Pedro Jansen sobre produção de conteúdo na internet e citaram o Yahoo Posts como modelo. E não posso esquecer da frase sacada por ela:

"Transem mais e postem menos"

Arena Tech

Galera na Arena Tech

A galera de desenvolvimento mandou muito bem também. No início eu consegui ficar moderando um bocado, vendo o que a galera discutia, colocava meus pontos, etc.

Começou com segurança em WordPress e foi parar em futebol. Achei meio sem foco que eu pretendia, mas se estavam todos de acordo, deixei rolar e depois desci, para resolver as pembas do evento. Fui o organizador lembram? Se fode ae Dulcetti.

Depois ela foi pro espaço da Arena Business e ficou bem cheia, tiveram boas discussões e participações.

E as oficinas, Dulça? Rolaram na boa?

Rolou tranquilamente. Tivemos ao todo três oficinas. Acabou que algumas pessoas faltaram ou não deram sinal de vida sobre a apresentação das oficinas.

Galera na oficina de Direito Digital

Primeiro tivemos a oficina de Direito Digital apresentada pelo Dirceu, que rolou logo depois do almoço se eu não me engano. E foi bem legal, bem preparada, mas infelizmente deu poucos presentes.

Após o almoço, tivemos a oficina mais votada na enquete que montei sobre as oficinas: O Oposto da Monetização: Voluntariado Digital. O nome é bem sugestivo e trouxe um bom número de participantes e que tiveram boas sugestões, discussões. Eu até banquei uma de garçom levando garrafa d'água e copos pra galera :D .

Galera na oficina de Voluntariado Digital

E essa oficina foi ministrada pela Heloisa, que mandou muito bem. E inclusive abriu uma lista de discussão sobre o assunto. Participe. E também disponibilizou os slides da oficina.

Errr... Falha nossa...

Acabou que a oficina de desenvolvimento, WordPress e tudo mais foi cancelada, a s1mone tava meio mal e o DJ Spark teve que sair pra ver o que ela tinha. Eu iria passar essa oficina, mas como organizador, isso foi impossível, infelizmente. E o que importa é que ela já está bem :)

E por fim rolou a oficina de SEO, que o Alexandre Formagio ministrou e teve o apoio da galera do SEO Master. Dei uns pulos por lá, fiquei alguns minutos e deu pra perceber que rendeu bons frutos ;)

Legal hein, Dulça...

Sim, sim. Eu pensei numa junção de qualidade entre alguns BlogCamps em que eu participei e o Alexandre Sena postou exatamente o que eu pensei sobre o BlogCamp RJ:

Aliou a boa estrutura de Curitiba à qualidade das discussões em São Paulo; juntou a seriedade de propósitos de Aracaju com a farra e o descomprometimento de Vitória.

Ado, aado, cada um no seu quadrado.

Achei exatamente isso, pois achei bem organizado em relação as arenas e temas. Foi algo meio cada um no seu quadrado mesmo, dividido por áreas, apesar de em algumas delas assuntos se entrelaçarem, mas isso é normal.

Lado humano do evento

Além da oficina de Voluntariado da Heloisa, também tivemos outros lados humanos no evento.

Computador como doação

Mack, Dulcetti e Largman anunciando o computador

Eu tive uma idéia e compartilhei com os organizadores do evento e outros modafocas, que seria a compra de um computador, para doarmos ao CDI - Comitê para Democratização da Informática, que é uma ONG com cursos de informática com objetivo de dar oportunidade a pessoas de baixa renda.

Essa ONG foi o Largman que deu a idéia de entidade para doarmos. Com isso, fizemos uma vaquinha entre nós e que ainda teve uma ótima participação do Rodrigo, do Jacaré Banguela e do Flávio, do Chongas, que deram uma boa quantia para juntar na vaquinha.

E não é só issoaaammm...

Fábio Seixas com a sua Geladeira

Lembra do leilão da geladeira modafoca? Então, também ajudou nessa doação e juntamos com essa grana, com isso, a vaquinha virou um Boi praticamente. Talvez vamos poder comprar até dois micros ou então impressora, entre outros periféricos.

Legal hein, Bruno

Com certeza. E isso mostra que nós, blogueiros, não somos só uns modafocas que queremos ganhar dinheiro e rir dos outros, mas também oferecer ajuda a quem precisa ;)

E as zueras, Dulça?

Então, rolou um Pré-BlogCamp na sexta-feira e poucas pessoas foram, mas foi bem legal, deu pra zoar e beber um pouco.

Galera bebendo no Buxixo

No sábado que partimos pra Praça Vanhargem, Buxixo pra ser mais exato, depois do evento. Ficamos bebendo que nem uns loucos, fazendo disputas de quem virava primeiro as tulipas de chopp. Mas não adianta, Dulcetti e Pedro Jansen foram os únicos que terminavam rapidamente e vencemos todas as disputas, ficando empatada no total :D

Deu uma galera boa do twitter e a Heloisa ma mandou a lista de presentes no bar e eu publiquei. Se o seu nome não estiver lá e você compareceu, é só avisar.

E depoooois... E depooooois...

Um galera boa, porém curta, foi pra Six. Bebidas liberadas, espaço para os blogueiros, três andares de boates, gente bonita, elaia. Tinha tudo pra todos os gostos de diversão.

Paulistanos, mineiros, entre outros modafocas ficaram babando pela noite carioca, querendo bis sempre. Eu tava bem satisfeito por lá e creio que todos também. Mas não deu pra eu ficar até o fim, pois caso vocês não lembrem, eu estava praticamente virado, só tinha dormido 2h e pouquinho e estava morto.

Domingão

No domingo fomos almoçar no Estação República, no Catete. Foi bem legal e deu bastante gente. O que matou mesmo foi a maldita chuva, mas isso eu nem ligo.

Acabou dando merda no que tínhamos planejado para o almoço, mas depois deu tudo certo e conseguimos modificar a programação.

E depois partimos eu, Alexandre Sena, Rachel Juraski, Mirian Bottan, Thiago Mobilon e Rafa Barros pro Sinuca da Lapa. Foi sensacional, percebemos o quanto jogamos mal isso, apesar do Thiago e eu conseguirmos lançar umas jogadas modafocas. Mas rendeu boas cervejas, papos e risadas.

Depois acompanhei a galera toda pra rodoviária, onde todos pegaram um ônibus pra Sampa às 23h40. Com Dulcetti é assim, desde o início, até o final, até o último ir embora, busca e leva na rodoviária e tudo mais :D

Agradecimentos

Foi com muita luta, suor, esforço, com noites mal dormidas que conseguimos fazer com que esse BlogCamp fosse o grande sucesso que foi. Perdi mais de 2kg organizando essa bagaça, foi tenso, mas no final deu tudo certo.

Organização

Queria agradecer imensamente ao Mackeenzy e ao Largman, que na sexta estiveram juntos, na briga, na organização, para que tudo desse certo e resumindo, foram uns monstros ;) .

Agradecimento também pro Fábio Lima do Videolog, que deu uma grande força, principalmente na parte de eventos. E também ao Nick Ellis, que deu uma bela força e conseguiu um grande apoiador pro evento. E também ao Fábio Seixas, Robson Santos e Marina Band. Aquele abraço meus nobres.

E queria agradecer também ao meu nobre modafoca Frango, vulgo Leandro Cunha, que é do Rio Lounge, o melhor site sobre noites, baladas cariocas existente. Ele que conseguiu a mamatada de sábado pra vocês ;)

Apoiadores

Marca dos apoiadores do BlogCamp RJ

Um imenso obrigado à todos que apoiaram: Bolsa de Mulher, Estrela Guia, Videolog, BlogBlogs, Riot, iMasters, Vilago, Oi Futuro e NAVE. Sem esse apoio, o BlogCamp não seria viável. Agradeço do fundo do meu coração ;)

Equipe do NAVE

Todos do NAVE que participaram, desde seguranças, recepcionistas, responsáveis, pessoal da limpeza, enfim, TODOS, agradeço demais a simpatia, disponibilidade e gentileza. E fiquei muito feliz de ter conseguido dar camisa para todos que participaram :D Vocês são fodas ;)

E lógico: A todos vocês

Galera reunida na Praça do NAVE

O evento foi um sucesso, bem organizado por mim e meus nobres comparsas. Sem esse detalhe o evento não teria nem sequer aparecido. Mas também foi por causa dos seus apoiadores, que com a força que nos deram, conseguimos ter um bom coffee break, camisetas legais, entre outras coisas. O evento foi foda porque o NAVE é foda, o melhor espaço que poderíamos ter encontrado para tal evento.

Mas o que eu tenho que frisar é: O evento foi foda, realmente, por sua causa. Isso mesmo, você que compareceu deu conteúdo ao BlogCamp RJ. Você que discutiu, você que ouviu, deu idéias, falou merda, interagiu com os participantes, conheceu gente, jogou videogame, entre outras peripécias executadas no evento.

Galera reunida na Arena Principal

SIM, foi por sua causa que ele foi um sucesso, pois sem isso, seríamos apenas um BlogCamp a mais, legal. E adorei conhecer todos vocês, por mais que eu não tenha falado com todos como eu deveria ter feito, mas como o tempo era escasso, acabei não fazendo ;) Da próxima vez eu me esforço ainda mais para conseguir.

E que esse sirva de exemplo para reforçar que o modelo desconferência não está ultrapassado, ele só precisa ser renovado de tempos em tempos ;) E contamos com seu apoio para que isso aconteça sempre.

Galera reunida na Praça do NAVE

Acho melhor não citar nomes, porque senão posso acabar esquecendo alguém e tudo mais. E isso não seria justo. Mas foi muito bom rever pessoas que conheci em outros blogcamps e conhecer pessoas que eu batia papo pelo gtalk ou msn. Foi um prazer inenarrável ;)

Fora também a ajuda de todos, querendo contribuir com algo, ajudando na organização, pós-release, entre outras mil coisas. E queria mandar um abraço e agradecer o André Bittencourt, que deu uma bela ajuda na parte impressa dos crachás, banners, camisas e tudo mais. Valew meu nobre.

ps: ah, sem querer jogar pro meu lado, mas o evento foi foda também por causa dos meus emails totalmente sem noção, com um informalidade e sarcasmo, irreverência, os formulários modafocas, entre outros. Pois eu sei que vocês estão de saco cheio de formulários e emails, portanto, por que não inovar? ;)

Frases marcantes

Algumas frases que li em blogs, recebi por Gtalk ou MSN ou que me disseram durante o evento e gostaria de destacar:

  • "O Blog Camp do Rio de Janeiro foi o Blog Camp completo."
  • "Transem mais e postem menos"
  • "Incrível a sua capacidade de organização, simpatia, gentileza, bom humor, eficiência. Se eu casar de novo te convido pra fazer o cerimonial"
  • "Eu me inseri neste universo, assim mesmo, me inserindo"
  • "Foi um dos melhores eventos que fui e agradeço a todos por ter essa experiência."
  • "Foi o melhor BlogCamp da história"
  • "BlogCamp RJ, demorou mas saiu! E foi excelente!"
  • "mas olha, repito, adorei o camp. Vc está ferrado, pq administrou muito bem com os meninos, agora vai ter que fazer muitos mais."
  • "e vc tem muito carisma também." (essa ficou incompleta, mas achei melhor deixar assim :D )
  • "Tu é foda. Bem que o Ribeiro, o Paola e o Taranto sempre diziam."
  • "...parabéns pelo texto e pela criatividade."
  • "Opa modafooca mor, vc é o Mestre Yoda dos Modafocas"

Finalizando...

Bom, é isso. Com certeza estou esquecendo alguma coisa. Avisem pelos comentários se for o caso. O almoço eu nem comentei pq muita gente já falou e o meu foi só um açaí mesmo, pois estava meio mal, sem fome por causa organização, portanto, nada a acrescentar :D

Veja mais fotos do BlogCamp RJ no flickr e veja mais vídeos no videolog.

Aguardem outros eventos que serão organizados pelo modafoca aqui. Tanto blogcamps, quantos outros tipos de eventos.

E não esqueça, teremos o BlogCamp BA, que vai rolar em Salvador nos dias 21, 22 e 23 de novembro. E meu camarada Roberto está organizando e está colocando boas informações sobre o evento, hospedagem, entre outras coisas dentro do blog do evento.

Beijos na alcatra, muito obrigado e até a próxima ;)

Próximo post:ETI - Encontro de Tecnologia da InformaçãoPost anterior:BlogCamp RJ - Qual vai ser a boa de sexta?

Comentários