Globo Vídeos agora no seu iPhone

Essa notícia já era pra eu ter publicado tem bastante tempo, mas vocês me conhecem, portanto já sabem que eu não posto nada no tempo que deveria. Mas vamos pular essa parte que é uma vergonha e vamos para o conteúdo referente ao título por favor.

iPhone com a marca do Globo Vídeos

Quer dizer que agora o Globo Vídeos tem uma versão para iPhone?

Exatamente. É com orgulho que digo isso e que foi bem gratificante participar desse projeto e principalmente com a grande equipe Webmedia, que é a responsável pela parte de vídeos dentro da Globo.com. E finalmente lançamos a versão para iPhone(m.video.globo.com).

Então você não fez sozinho, grande modafoca?

Galera da Webmedia Infelizmente esses filhos da mãe não me esperaram para tirar foto comigo, mas tá valendo :)

Lógico que não né meu nobre. Impossível fazer algo dessa gama sozinho. Eu participei nesse projeto junto com o Vitor Pellegrino, Guilherme Cirne, Caina Nunes, Leonardo Burla, Tiago Motta, Anselmo Alves, Guilherme Chapiewski, fora outros integrantes da equipe, que participaram de outras etapas que não foi a de desenvolvimento em si ou que não trabalham mais conosco.

Foi uma equipe bem modafoca, que deu conta do recado e que não deixou nada a desejar.

E como foi participar de um projeto mobile?

Foi uma experiência bem diferente de todos projetos que já participei, tanto na Globo.com, quanto pessoais mesmo, já que o foco cai um bocado, não precisei me preocupar com o maldito IE, somente com o Safari.

E eu também pude abusar do CSS 3, Webkit, transições javascript, que é algo meio que obrigatório dentro dos projetos para iPhone e tudo mais e não é possível a utilização hoje nos projetos pois poucos browsers suportam CSS 3 e Webkit totalmente. Mas isso por enquanto ;)

E os vídeos?

Vídeo do Globo Vídeos no iPhone

Todos H264, qualidade excepcional, assim como a equipe Webmedia da Globo.com. Bem acima da qualidade oferecida pelo Youtube e também porque o iPhone não suporta Flash, swf, por isso não poderíamos utilizar vídeos FLV que são utilizados no Globo Vídeos. Com isso, criamos um profile só para o iPhone, que atendesse plenamente o que solicitaram.

Ficou legal o layout hein, Dulça

Graças ao modafoca Cainã Nunes, o layout ficou excepcional. O resultado ficou fora daquele padrão de aplicativos iPhone, que na minha opinião não tem graça nenhuma. Ficou bem leve, clean e de fácil usabilidade.

Algum problema no desenvolvimento, Bruno?

Print da Tela do Globo Vídeos no iPhone

Sempre tem não é verdade? Um dos problemas chatos foi a parte da transição, já que não tínhamos achado nada realmente bom para elas. Um script foi iniciado, que achei pela internet. Funciona legal, mas em browsers como Firefox e tudo mais. Porém, o próprio iPhone não tem muita potência para "suportar" tanto script, com isso, a transição acabou não ficando satisfatória.

E como vocês resolveram?

Procuramos no App do Facebook, entre outros, mas sempre tinha algo errado. O do Facebook é legalzinho, mas o slide de voltar não volta visualmente falando. Ao invés dele voltar, indo pra direita, ele continuava sempre no mesmo sentido, pra esquerda. O que soa estranho.

No final das contas, criamos o próprio script de transição do Globo Vídeos, onde o resultado foi totalmente satisfatório e melhor que muitos projetos iPhones que vemos por ae ;)

Finalizando

Bom, foi sucesso participar desse projeto, com essa equipe excepcional. Boa experiência e recomendo bastante à vocês, criarem experimentos para mobile/iPhone.

E claro, não foi somente o Globo Vídeos que teve sua versão para iPhone, mas também todos os principais produtos da Globo como o Ego, Globo Esporte e G1. Tanto para iPhone, quanto para mobile padrão.

Como eu disse, demorei um bom tempo para postar isso, já que tem um bom tempo que o projeto foi pro ar. E alguns modafocas da equipe postaram também:

Aquele abraço e comentem sobre o Projeto.

Próximo post:Rede Globo lança layout dentro dos PadrõesPost anterior:Concorra a dois ingressos para o Encontro de TI

Comentários