Movimento Blog Voluntário. Acentuação e Códigos no Mac.

E ae, pessoal, tranquilidade? Um pouco sumido, muito trabalho, muitos blogs, mas sempre apareço.

Venho aqui não para postar tutoriais complexos (?) sobre webstandards, css, xhtml, nem nada disso. Vou postar um tutorial sim, mas em um formato diferente, numa ação especial e muito interessante sobre um assunto que atinge nosso país: Analfabetismo Digital.

Movimento Blog Voluntário.

Este Movimento na verdade provém do Dia Global do Voluntariado Jovem, que acontece em três dias: 25 a 27 de abril, onde pessoas do mundo inteiro trabalham para melhorar o ambiente global e local.

Daí a idéia do Movimento. É uma ação cujo objetivo é dar uma mexida na Internet e fazer o Dia Global do Voluntariado Jovem acontecer também no mundo on-line, com ações voltadas ao combate do analfabetismo digital.

Verdade Dulça. Além do analfabetismo tradicional, ainda temos o analfabetismo digital.

Exatamente. Está bem longe de ser importante e prioritário como o tradicional, mas chega a ser meio preocupante às vezes. O meu blog é um caso disso. Sim, sim, meu blog mesmo. Posto tutoriais, muitos deles bem básicos e mastigadinhos, explicadinhos e sempre tem alguns vários emails de pessoas que não entenderam.

Mas a pessoa pode ser leiga dulça.

Pode não, ELA É. Compreendo isso completamente. Mas imagine um caso como exemplo, onde você precisa fazer um trabalho pra sua faculdade, onde terá que apresentar coisas sobre Albert Einstein. Além da Teoria da Relatividade e algumas outras coisas, você conhece mais algo dele? Só se for um fã, conhecedor e tudo mais certo?

E lógico que você não vai apresentar só que ele tinha um bigode bisonho e que criou a tal teoria modafoca.

Mas onde você quer chegar? Tô perdido...

Sim, eu imagino. Mas é simples. O que você teria que fazer neste caso? Ir até uma biblioteca e pesquisar, ler livros, pegar fotos e tudo mais sobre o Einstein certo? Até mesmo a internet lhe serviria, com certeza.

Você nunca vai começar a falar sobre algo ou alguém, sem saber pelo menos o básico sobre o assunto. E é a mesma coisa que acontece no mundo digital. Você vê vários usuários entrando em blogs, fóruns, perguntando sobre formulários, meta tags, css, webstandards, php e tudo mais, mas o cara não se deu o trabalho de pelo menos saber a origem, pra que serve, porque aquilo é assim, etc, etc, etc.

Entendi Bruno. Interessante esse seu ponto.

Sim, craro. Eu acho que além de fazermos isso, de combatermos o analfabetismo digital, ajudando os leigos da internet, também temos que forçá-los a quebrar a cabeça e não ficarem totalmente dependentes dos que possuem conhecimento.

Ou você acha que somos dependentes da faculdade, colégio e tudo mais? Lógico que não!

Mas isso é assunto pra outro post ou movimento. Vamos a dica:

Acentuação e Códigos no Mac

Falarei sobre algo que é meio chato, principalmente para os iniciantes em Mac. Na verdade, falar sobre o Mac é sempre bom, pois muitas pessoas estão buscando essa plataforma, que pra mim é a melhor de todas, tanto no design quanto funcionalidade e facilidade.

Existem blogs muito bons com dicas e notícias sobre Mac como o MacMagazine e o Apple Mania. Se você é iniciante, deu um pulo por lá.

Legal, Dulça. Você comprou um Mac?

Sim, comprei. Não é qualquer Mac, é um MacBook Pro e quem conhece, sabe a máquina que é. Abandonei meu PC e fico com o Mac como Desktop e Notebook. :D

E tive problemas com os caracteres no Mac, porque o teclado não é português, não possui cedilha, acentuação e tudo mais. Soube de alguns programas que mudam o código, etc. Mas eu preferi me acostumar com o jeito Mac de ser.

E como é esse jeito, Dulcetti? Ensina a acentuar então.

Agora mesmo. O início é chato, mas logo logo você grava tudo e começa até a confundir quando está no PC (sim, já aconteceu comigo).

Vamos aos atalhos da acentuação:

  • Acento agudo (´) » Option+E › Letra
  • Acento circunflexo (ˆ) » Option+I › Letra
  • Acento crase (`) » Option+` › Letra
  • Acento Til (˜) » Option+N › Letra
  • Acento trema (¨) » Option+U › Letra

Modo de utilizar

É simples. Você faz qualquer um dos atalhos e depois você aperta a letra desejada, por exemplo:

Para colocar um acento agudo na letra "A", você aperta Option+E e depois a tecla "A" ou "a". Funciona tanto para maiúsculo quanto minúsculo.

Maneiro hein Dulcetti. E os códigos especiais?

Fácil fácil também meu nobre. Vou mostrar aqui os mais importantes e utilizados.

  • Símbolo cedilha (Ç) » Option+C
  • Símbolo Quotação esquerda («) » Option+\
  • Símbolo Quotação direita (») » Option+/
  • Símbolo Copyright (©) » Option+G
  • Símbolo Marca Registrada (®) » Option+R
  • Símbolo Marcas (™) » Option+2

Modo de utilizar

Mais simples ainda, pois você não precisa de teclas adicionais como nas acentuações. Apertou o atalho, o símbolo já aparece ;) .

Só pra lembrar, a tecla "Option" do Mac é o alt, que fica do lado do Ctrl e do Command. ;)

Finalizando...

Fica aqui minha contribuição pro Movimento. Se der, posto mais coisas durante os próximos dias. Aquele abraço.

Próximo post:Globo Esporte lança sua nova versãoPost anterior:Entrevista Revista Webdesign sobre Meta tags

Comentários