Rails Rumble 2008 - Eu participei

No final de semana retrasado eu tive a grande oportunidade de participar do Rails Rumble, que é um concurso mundial, onde os caboclos que se inscrevem tem que entregar um aplicativo criado em 48h. Meio louco mas é isso mesmo.

Thumb da marca do Rails Rumble

Canário belga. Um aplicativo em 48h? Difícil hein.

Um bocado sim. Mas esse é o objetivo. E a linguagem que todos tem que utilizar, obviamente, é Rails.

E parece meio impossível você criar uma aplicação em apenas 48h, mas isso é possível sim, mas com um planejamento bem estruturado e uma ótima equipe e dedicada. Pelo menos nesse segundo ponto nosso time conseguiu cumprir :)

Quem participou com você, Dulcetti?

Grupo trabalhando no projeto Galera fingindo que estava trabalhando

Bom, a nossa equipe foi a January River, em homenagem a nossa cidade maravilhosa (deu pra perceber né?), e era composta pelos seguintes modafocas:

Parece meio que uma gang, dois Brunos e dois Pellegrinos, mas foi mais ou menos isso mesmo :)

E o projeto tio, Dulça?

Thumb do projeto Pic My Diet

Entramos no embalo da Dieta Flash, que chegou a ser transmitida pelo Fantástico e tudo mais. Onde as pessoas tiram fotos do prato que comem e postam no flickr. Com isso, as pessoas olham, inclusive ela mesmo e vê o que comeu, melhorando sua alimentação.

Meio bizarro, eu sei, mas fazer o que. Dizem que funciona mesmo.

Estranho mesmo, Bruno

E aproveitamos essa idéia, que venho do modafoca Bruno Carvalho e criamos uma aplicação que não precisava mais depender do flickr. Você sobe sua foto e publica como se fosse um post de blog mesmo, ou como se fosse o flickr.

Legal hein, Dulça

Bastante, mas infelizmente não deu pra implementar nem 30%, 40% do que planejamos. E tudo isso por culpa da organização e planejamento, que é extremamente importante para qualquer tipo de projeto. O que põe mais ainda na minha cabeça que o Scrum é um modelo perfeito para tal. Por mais que não seja por post-it, mas de qualquer forma temos que ter histórias escritas, elaboradas e um cronograma por elementos e não blocos macros.

Mas isso é que é legal, pois aprendemos com nossos erros e tudo mais. A vida é assim e fico feliz por ter errado e aprendido com isso e meus camaradas também pensam assim. Os erros são para isso mesmo.

Mas não pensem que o projeto acabou...

Naturalmente que não acabou. Estamos melhorando, já metendo a mão no código e fazendo todas as features que planejamos e estamos provendo para o lançamento em breve. Os deixarei informado por aqui :D

E o resultado? Onde tá?

Está aqui meu nobre. Dá uma olhada. Estamos bem na colocação de design, onde o Vinicius mandou muito bem. Estávamos em quinto na última vez que vi e em trigésimo no ranking das aplicações, dentre mais de 200. Lembrando que nem entregamos 30%, 40% do que planejamos.

Finalizando

Fica a grande experiência de participar de um projeto foda, de uma pressão absurda. Com isso, eu descobri que consigo trabalhar tranquilamente sobre pressão e sem perder o ritmo, pois dormi na Globo.com às 5h e porrada e acordei 9h, frenético pra terminar o projeto e com gás e vontade de dar certo.

E foi assim com toda a equipe. E fica a lição pra mim e para todos, que planejamento é tudo. Meu camarada Walmar Andrade fala muito bem sobre isso. Vale a leitura.

E aguardem o projeto, pois em breve estará no ar ;) Aproveita e vota no Pic My Diet lá ;)

Próximo post:Menus, navegações em listas realmente é necessário?Post anterior:Intercon 2008 - Eu tô indo

Comentários