/ home / Eventos / Summit 2021 Jornada Colaborativa - DevSecOps com SonarQube

Summit 2021 Jornada Colaborativa - DevSecOps com SonarQube

Rolou o Summit Online da Jornada colaborativa, e eu participei da Sala DevOps comentando sobre a utilização do SonarQube

Meus nobres, antigamente eu era um cara mais ativo aqui no Blog e em redes sociais. Hoje eu estou mais para antissocial e lerdo para postar as coisas. Venho falar de um evento fodástico que rolou em março, o 1º Summit Online 2021, da Jornada Colaborativa.

E o que rolou lá, meu nobre?

Várias salas, palestras, oficinas, bate-papo, etc. Eu participei da sala DevOps para falar um pouco de DevSecOps com o SonarQube.

Sonar o quê? Qube! Puxa...

Imagem mostrando o que é o Sonar

É uma ferramenta para te ajudar bastante na validação, qualidade e segurança do seu código. E com um belo ponto: É DE GRÁTIS. Mas claro, com suas restrições se comparar com a versão paga. Mas vale muito a pena.

Eu brinquei na apresentação falando que ele é um X9, já que avisa quem colocou cada parte do código. Mas o git blame é também, portanto, não se preocupe com isso.

E na apresentação dentre outros pontos sobre ele, algumas curiosidades. O Sonar vale até um post aqui no Blog, só não prometo porque eu já prometi alguns artigos aqui e até agora não consegui :P

E o Summit 2021 Jornada Colaborativa no geral, como foi?

Foi sagaz pra caralha. Eu só acompanhei a sala DevOps, mas fiquei sabendo que todas as outras salas foram excelentes. Na sala DevOps eu ainda participei um painel sobre Estratégias de versionamento git, onde falamos sobre git flow, trunk-based, dentre outros.

Palestrantes no painel DevOps da Jornada Colaborativa

E tiveram outros paineis:

  • Pipeline (Integração, Entrega e Implantação Contínua) Exemplo prático no Mobile
  • Release de Baixo Risco
  • Painel: "QA Ops"
  • Elastic Search/Grafana /Monitoramento
  • Lighthouse audits executando no CI com GitHubActions (esse eu participei da moderação S2)
  • Bate-papo sobre ferramentas DevOps (vantagens e desvantagens)

Finalizando

Bom, foi um apredizado fuderoso, até porque eu não participava de um evento há séculos, fora que eu nunca tinha feito nenhuma palestra online ainda. Bom pra dar aquela desenferrujada. E o melhor, em junho teremos uma nova Jornada Colaborativa, aguarde que em breve darei mais detalhes, e prometo que não será após o evento :D

Um obrigado para a Analia, que me convocou para esse desafio.

Aquele abraço.

Gostou? Compartilhe esse artigo ;)

Post anterior:Vida Digital, Alma Analógica

Comentários