/ home / Tecnologia / Web2, web 3, etc

Web2, web 3, etc

Estamos vendo por ae várias coisas sober o "boom" que é a web 2.0. Artigos dizendo que é a Revolução da internet, uns mostrando as diferenças da web "antiga" com a web 2.0, vemos também que ela própria já morreu e várias outras coisas... O Alist Apart chegou a postar um artigo sobre o assunto, o chamando de Web 3.0, alertando o pessoal sobre o "boom".

Isso no começo acabou confundindo cabeças, desenvolvedores, até diria "viciando" as pessoas nesse termo... E com isso virou uma ótima ferramenta de se ganhar dinheiro... Revistas, Chamadas, Matérias em Portais sobre o assunto, etc... E o pessoal achando que Ajax era revolucionário, que era o lançamento do século na internet (ok, osso estar exagerando, mas é +ou- isso :D).

E o pessoal acabou acreditando... O pior, é que muitos ainda continuam acreditando nisso... Mal sabem que o famoso ajax já existe há tempos, só que ele AGORA é que está sendo levado a serio, etc...

Graças a Deus temos posts que dizem isso, que realmente mostram o que é REALMENTE essa tal de web 2.0. O Henrique postou um recentemente muito bom chamado de Web2.0 não significa nada. Me desculpe!, fora o do Carreira Solo que também é excelente, chamado Web 2.0. Não é que morreu ou não exista...é que teimamos em confundir forma com função.

Focando no Ajax, que mtos dizem ser web 2.0, revolução, etc... Então poderia dizer que o JavaScript é web 2.0 né? Então poderia dizer que a Web 2.0 já existe há muito tempo também não é? Ela só foi agora digamos assim, enxutada, realmente focada e direcionada para a coisa certa (nem sempre).

Esses trocadilhos acabam sendo apenas ferramenta de Marketing, como foi citado no post do Henrique. A web é web e pronto, nada de versões, nada disso, apenas conceitos como webstandards, microformats, xml, entre outros. Isso sim que devemos nos focar e aprender.

Se procurarmos algo sobre web 2.0, como produzir em web 2.0, etc caíremos pra Ajax por exemplo, que é igual a javascript e xml, então porque não aprendemos logo isso? Deixem isso de lado, web 2, 3, 4, 5... Deixe esse "boom" passar...

A web mudou e sempre irá mudar... Em breve veremos outras tecnologias e citaria o Laszlo, que tem futuro, parece ser muito bom trabalhar com isso... É capaz do pessoal chamar de web 2.0 também, 3.0 se der mole... :D É só nós acostumarmos com as mudanças, focando sempre na sua parte, mas sempre ficando informado. Saiba sobre usabilidade, acessibilidade, microformats, entre outros, mas se você é webdesigner, foque na criação dos layouts, se você é arquiteto java, se preocupe em aprimorar seus sistemas java... Mas logicamente, como disse, se mantendo sempre informado das tecnologias para não ficar para trás...

Se você acha que é complicado "programar em web 2.0", relaxe e esqueça isso... Estruture seu site nos padrões, utilize DOM, XML quando precisar, javascript, AJAX, microformats, etc... Isso já basta para "produzir na web 2.0" ;)

Aquele abraço e aberto a discussões... Nunca temos pensamentos iguais... ;)

Gostou? Compartilhe esse artigo ;)

Próximo post:Formulario em PHPPost anterior:O Retorno

Comentários