Retrospectiva iMasters Intercon 2006 | Melhores Práticas de Desenvolvimento

E ae, pessoal. Tudo tranquilo? Por aqui tudo na paz. Demorei um pouco para postar sobre o Imasters Intercon, mas estou aqui ;)

Sobre o Evento

O Imasters Intercon é um evento que é organizado pelo portal Imasters, um dos maiores, se não for o maior da internet no Brasil.

Onde que rolou?

O evento aconteceu na cidade de São Paulo, no Hotel Jaraguá.

Conheci pessoas, que só conhecia virtualmente, ou por msn, gtalk e afins, como o Ciro Feitosa que também comentou sobre o evento no seu Blog, o Leandro Vieira, o Douglas que é administrador do fórum do iMasters, André Metzen que é um dos desenvolvedores do iMasters.

Foi bom ter reencontrado figuras como o Fabio Lody que é o Colunista mais lido do portal, o Rodrigo "mermão" que também é colunista do iMasters, entre outras figuras.

Depois falarei mais sobre o pessoal que conheci, as zueras que rolaram por lá e postarei fotos do evento tambpem, aguardem ;)

O Evento em si

O evento contou com a participação de pessoas de 16 estados do Brasil. Muito legal isso, bastante gente, de quase todos os lugares do Brasil. Parabéns ae pessoal do iMasters.

Não vou ficar falando sobre o evento, o que é, entre outras coisas. Vou falar sobre as palestras, estrutura do evento, entre outras coisas.

Nessa primeira levada, comentarei sobre a sala de Programação e Tecnologia, que foi a que assisti no Evento. Amanhã eu falarei sobre a sala de Design e Desenvolvimento, que o Daniel de Paola participou e me enviou um pequeno conteúdo sobre cada palestra. Valew ae Paola.

Primeira Palestra - Tema: As melhores práticas de desenvolvimento - A web para quem faz web

Palestrante: Paulino Michelazzo - Professor e Consultor

A palestra, no início, foi um pouco massante, porém engraçada. Levada de uma maneira diferenciada e que quebrava um pouco o cansaço normal de palestras muito faladas. Gostei da citação de alguns termos e exemplos de erros equivocados de alguns desenvolvedores, etc.

Mostrou-se um pouco xiita em alguns aspectos, mas nada muito exagerado e até sendo um pouco cômico, descontraído.

Gostei quando falou sobre identação de códigos e sua "importância", comentou sobre acessibilidade e usabilidade e suas importâncias na atualidade e na difusão disso. Algumas poucas palavras, mas que valeu a pena ouvir, principalmente para quem é iniciante, etc...

Uma parte que não gostei dele, foi quando citou "tableless" ao invés de falar web standards que é o correto. Um palestrante deve saber disso, aliás, todos os profissionais DEVEM saber disso. Mas, infelizmente, vemos muito isso, principalmente pra quem está iniciando no "Mundo Standards".

Gostei de seus comentários sobre Layouts líquidos, mas o achei um pouco xiita quando disse quem SEMPRE devemos usar um layout líquido. Não concordo com isso, não é uma obrigação. É uma escolha do desenvolvedor e/ou cliente, não podemos dizer que é obrigatório. É mais vantagem utilizar layouts líquidos, tanto que apliquei nesta nova versão do layout do meu portfólio, mas tambpem sabemos que é mais complicado e nem sempre temos tempo para tal implementação.

Muito engraçado na citação, dizendo que a maioria dos designer com quem ele já trabalhou, fumavam maconha sempre que iam trabalhar, para poder criar mais, viajar mais para criar coisas mais marcantes, falando que sempre fazem isso, etc... Exagerou um pouco, mas foi engraçado o modo como foi dito :D

Resumindo

Boa palestra. Um pouco cansativa às vezes, mas no geral, gostei.

Baixe o conteúdo da palestra agora.

Segunda Palestra - Tema: Como garantir a qualidade das aplicações no mundo competitivo de TI

Palestrante: Vivian Menezes de Oliveira - Gerente de Testes e Qualidade da VIVO

Muito segura e firme em suas palavras. Ótima palestrante, soube passar muito bem o conteúdo de sua palestra para o público, mostrando um pouco sobre a importância e resultados quando um projeot possui uma equipe e uma metodologia de Teste.

Mostrou alguns cases de sucesso, ferramentas criadas nos últimos três anos dentro da VIVO, etc. É legal isso, mas acho, às vezes, uma forçada de barra, para ficar mostrando, ficar fazendo marketing próprio. Mas tá valendo.

Em alguns pontos ficou cansativo, um pouco inevitável, pois o assunto torna-se um pouco massante, mas acho que poderia ter levado de outra forma em alguns pontos, mas nada que comprometesse. Muita fala e mostra de gráficos, poucas imagens. Boas informações, porém cansativas em alguns pontos, principalmente pra quem foi dormir às 6:30 da manhã. (qual o problema? fui pra São Paulo, tinha que aproveitar a noite, zuera de lá pow :D)

Num ponto da palestra, citou que teve uma fase de um projeto dentro da VIVO, que tiveram uns 4000 defeitos graves encontrados. Pow, na moral? Num projeto onde uma equipe consegue a proeza de 4000 erros, alguém tem problemas ali, não é possível... Demitir pelo menos uns 5 da equipe :D Mas tah valendo.

Mostrou um pequeno gráfico, inicial, sobre como é feita a Metodologia de Testes, mostrando detalhadamente cada bloco, mostrando gráficos, informações e explicações para cada um e mostrando, também, resultados de correções e qualidades implementados.

Bela citação sobre como garantir qualidade no mercado atual, mostrando que pessoas devem se interagir, qualquer que seja o local, independente de certificações, etc.

Resumindo

Ótima palestra. Somente um pouco massante em alguns momentos. E também aposto que poucas pessoas sabiam do que ela estava falando, pois metodologias, casos de testes, geralmente, são implementados em grandes projetos.

Baixe o conteúdo da palestra agora.

Terceira Palestra - Tema: As melhores práticas em projetos de banco de dados para obter desempenho nas aplicações

Palestrante: Salvio Padlipskas - Professor

Citou parte de documentação do software, sua importância e, geralmente, sua falta de implementação em projetos.

Boa abordagem de temas que não são, somente, Banco de Dados em si, mas também desempenho, objetivos, público-alvo, negócios fora do Banco de Dados, etc. Muito boa abordagem quando citou o acesso a Banco de Dados, diznedo que vai desde os desenvolvedores, até o usuário final.

Achei um equívoco quando citou um tempo limite, demora de 10 minutos em uma pesquisa. Pelo menos na minha opinião, esse número deve chegar até 1 minuto, dois no máximo. Ninguém fica muito tempo buscando alguma coisa sobre tal assunto.

Belíssima citação ao falar do termo "O usuário é burro", falando sobre a reflexão disso, nem sempre o usuário é burro ou algo parecido, mas o sistema, o modo como criamos tal serviço é que não ficou claro. Fica para nós, claro, que criamos o sistema, mas a usabilidade, para pessoas leigas, acaba ficando confusa e difícil.

Mandou bem também também quando falou sobre a parte de consultas mal elaboradas, um SELECT mal elaborado, etc, que hoje pode funcionar, mas amanhã pode dar problema, entre outras coisas. E muitas vezes, na minha opinião, essas falhas, timeouts, demoras, são ocasionadas pela utilização do famoso:

SELECT * FROM tabela01, tabela02 WHERE...

Dados históricos vs. transacionais

Ele explicou um bocado sobre esta técnica, que inclui sinônimos em Banco de Dados, que eu desconhecia, que não necessita de uma linha de código sequer.

Bela abordagem sobre temas para não dar futuros gargalos utilizando tabelas resumo, abolindo funções como SUM, entre outras coisas.

Bola Fora

Tive que contrariar uma afirmação dita por ele: "Três segundos é três segundos"

Preciso explicar o porquê da minha contradição? Creio que não. ;) Relaxa, sou meio chato nisso... uahuahuhauhuaua...

Resumindo

Muito boa palestra. Deu pra captar bastante coisa, principalmente pra quem não manja muito de Banco de Dados (é meu caso :D).

Gostei bastante do seu jeito um pouco humorístico de levar a palestra, brincou um pouco, divertiu o pessoal dentro do possível, não tornando a palestra tão cansativa. Baixe o conteúdo da palestra agora.

Vou ficando por aqui.

aaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh...

Daqui a pouco este post vai ficar meio grande e cansativo. Depois falarei mais sobre o evento, a segunda parte do próprio, etc.

Finalizando

Queria agradecer a galera do MMUG-RJ que compareceu ao evento. O cambada, mesmo que o evento, para alguns, não tenha sido lá essas coisas, valew pela zuera né? :D

Aquele abraço galera e pra quem quiser ver fotos, pegar o restante das palestras, é só visitar o site do Intercon. Valewwwwww

Galera que comentou sobre o Intercon 2006

Segue uma listinha de algumas pessoas que ccomentaram sobre o evento:

É isso ae cambada... Aquele abraço.

Próximo post:Deixe seus Feeds completos. Uma campanha Rafael Arcanjo.Post anterior:iMasters Intercon 2006 aí vou eu.

Comentários